Prof. Raimundo Nogueira Filho, do Departamento de Física, assume a presidência da FUNCAP

O Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, docente titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, foi nomeado presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) do Governo do Estado do Ceará. O ato foi publicado na série 3 da edição do Diário Oficial do Estado do dia 22 de março, e assinado pelo governador Elmano de Freitas.

De 2015 a 2019, o Prof. Raimundo dirigiu o Centro de Ciências da UFC e atualmente coordena e apresenta o programa Falando Ciência, que vai ao ar às segundas-feiras, das 14h30min às 15h, na Rádio Universitária FM 107,9 MHz.

Imagem: O Prof. Raimundo Costa é docente titular do Departamento de Física da UFC e assumiu o cargo de presidente da FUNCAP (Foto: Chico Gomes / SECITECE)

Também compõem a diretoria da FUNCAP o Prof. Jorge Soares, do Departamento de Engenharia de Transportes e coordenador do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos da UFC, como diretor de Inovação, e no cargo de diretora administrativo-financeira, a Profª Paula Lenz, docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Entre as metas da nova gestão, estão manter, aprimorar e dar mais transparência a programas de fomento à ciência e à inovação, como o Programa Cientista-Chefe, o Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), os Programas de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX) e de Apoio a Núcleos Emergentes (PRONEM). Segundo a Assessoria de Comunicação da FUNCAP, a administração adotará políticas para corrigir as desigualdades de gênero, sobretudo na coordenação de projetos institucionais, e de distribuição de recursos entre a Capital e o interior do Estado, por meio do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI).

Na área de estímulo à inovação, serão anunciados em breve novos editais para ações colaborativas entre o setor empresarial e a academia, como o edital Inovafit (fases 1 e 2), e os programas Conecta, Centelha e Tecnova, os dois últimos em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Nessas iniciativas, têm surgido diversas startups, muitas delas criadas como spin-offs acadêmicas a partir de pesquisas desenvolvidas pelas universidades cearenses.

CURRÍCULO – O Prof. Raimundo Costa é graduado, mestre e doutor em Física pela UFC, com doutorado-sanduíche pela Universidade de Western Ontario (Canadá). É docente da UFC desde 1995 e em 2002 recebeu o título de Pesquisador Júnior associado do Centro Internacional de Física Teórica (ICTP), de Trieste (Itália). Foi professor efetivo da Universidade de Western Ontario no período de 2008 a 2010, bem como professor visitante da Universidade do Novo México (EUA), pelo Consórcio das Américas para as ciências interdisciplinares, e da Universidade Brown (EUA), na qual trabalhou com o pesquisador John Michael Kosterlitz, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2016.

Raimundo Costa é pesquisador nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com atuação nas áreas de fundamentos de mecânica quântica, física da matéria condensada, física estatística e física de altas energias. É integrante do Iracema Digital, entidade sem fins lucrativos que reúne representantes dos segmentos de ciência, tecnologia e inovação do Ceará para divulgar o potencial de pesquisa e desenvolvimento no Estado.

Com informações da Assessoria de Comunicação da FUNCAP.