Procurar no portal

Comissão Eleitoral inicia atividades para organizar consulta para reitor da UFC; conheça membros

A Comissão Eleitoral incumbida da tarefa de coordenar o processo de consulta à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará para o próximo reitorado, no período 2023-2027, participou de encontro presencial, na manhã dessa terça-feira (4), na sala de reuniões da Reitoria.

A consulta será nos dias 25 e 26 de abril, por meio de um sistema de votação eletrônica desenvolvido pela UFC, e a formação da lista tríplice dos candidatos a reitor será elaborada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) em reunião convocada para o dia 28 de abril.

Imagem: logomarca do processo de consulta para escolha do reitor da UFC

Duas chapas concorrem: a "Unir para Avançar" tem como candidata a reitora a Profª Elizabeth Daher, atual pró-reitora de Extensão, e como candidato a vice-reitor o Prof. Almir Bittencourt, atual pró-reitor de Planejamento e Administração. Já a chapa "UFC Viva e Democrática" tem como candidato a reitor o Prof. Custódio Almeida, docente do Instituto de Cultura e Arte (ICA), e como candidata a vice-reitora a Profª Diana Azevedo, atual vice-diretora do Centro de Tecnologia (CT).

O trabalho da comissão está normatizado pela Resolução nº 08/2023, do CONSUNI. O processo relativo à consulta pode ser acessado, sob o nº 23067.016188/2023-33, na seção Pesquisa Pública do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

A Comissão Eleitoral foi nomeada pela Portaria nº 87, de 27 de março de 2023, e é composta pelos seguintes membros:

– Prof. Roberto Sérgio do Nascimento, presidente da Comissão Eleitoral indicado pelo CONSUNI, é professor associado do Departamento de Contabilidade, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC/UFC), docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração e Controladoria (PPAC), auditor federal do Tribunal de Contas da União (TCU) e docente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Possui doutorado em Contabilidade pela Universidade de Zaragoza (Espanha), mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduação em Ciências Contábeis pela UFC e em Administração de Empresas pela UECE. Atua em pesquisas nas áreas de corrupção no setor público, contabilidade pública e auditoria governamental.

– Prof. Júlio Francisco Barros Neto, vice-presidente da comissão indicado pelo CONSUNI, é professor associado do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA), do Centro de Ciências da UFC. É doutor e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduado em Estatística pela UFC. É o atual chefe do DEMA, já foi tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Estatística e ex-coordenador dos Cursos de Estatística e de Matemática Industrial da UFC. Atua em pesquisas na área de matemática aplicada, com ênfase em modelagem matemática e pesquisa operacional, com aplicações em transportes.

– Prof. Márcio Veras Corrêa, primeiro-secretário da comissão indicado pelo CONSUNI, é professor associado do Departamento de Teoria Econômica, da FEAAC/UFC, docente do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN/UFC) e atual diretor do Campus da UFC em Itapajé. Doutor em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), mestre em Economia pela UFC e graduado em Economia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem experiência na área de economia, com ênfase em macroeconomia com agentes heterogêneos, economia do desenvolvimento e economia do trabalho.

– Prof. Gustavo César Machado Cabral, representante docente indicado pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais no Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), é professor adjunto do Departamento de Direito Público, da Faculdade de Direito da UFC, e docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC. Pós-doutor pelo Instituto Max Planck de História do Direito Europeu (Alemanha), doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e graduado em Direito pela UFC. Coordena o Núcleo de Estudos sobre o Direito na América Portuguesa (NEDAP) e o Centro de Assistência Jurídica Universitária (CAJU).

 Servidor técnico-administrativo Manoel Irlano Barbosa Leite, segundo-secretário da Comissão Eleitoral indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), é gestor administrativo e secretário do Conselho do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC. É mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC, especialista em Gestão Universitária também pela UFC e graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Integrada do Ceará. Tem experiência na área de avaliação de políticas públicas, gerenciamento de projetos e administração de RH, com ênfase em administração de pessoal.

O representante discente na comissão, estudante Igor Felix Baracho, indicado pela Reitoria, é aluno do oitavo semestre do curso noturno de Ciências Contábeis da UFC e presidente do Centro Acadêmico Assis Barbosa (CAAB). Trabalha como analista de dados e de automação da empresa cearense Ponce Tech, que atua no segmento de transformação digital de empresas, e atualmente está desenvolvendo monografia de conclusão de curso sobre análise de dados e automação de processos para a melhoria de procedimentos contábeis.

O procurador federal Paulo Henrique Leite Gonçalves, que atua na Procuradoria-Geral da UFC, e o servidor técnico-administrativo Murilo Valdo Viana Filho prestarão assessoria à Comissão Eleitoral.

Leia mais: Conselho Universitário define dias 25 e 26 de abril como datas de consulta à comunidade acadêmica para reitor e vice

Fonte: Comissão Eleitoral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300