Departamento de Fisioterapia busca pacientes com pés diabéticos para tratamento gratuito com uso da luz de LED

O Núcleo de Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Reabilitação Humana (INOVAFISIO), do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, está realizando uma pesquisa com pessoas com diabetes que tenham feridas nos pés. Podem se voluntariar pacientes de 18 a 60 anos de idade com diagnóstico médico de diabetes mellitus tipo I ou II que apresentem feridas nos pés e não estejam em tratamento específico dessas feridas.

O objetivo da iniciativa é avaliar o uso da luz de LED na cicatrização de feridas diabéticas. “Nosso propósito final é a produção de equipamento de fototerapia que, associado a membranas com nanoparticulas fotossensíveis, possa ser disponibilizado via SUS [Sistema Único de Saúde] para a população brasileira”, destaca o coordenador do Laboratório, Prof. Carlos Tatmatsu.

Imagem: pé diabético sendo examinado

Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato com a equipe do INOVAFISIO pelo whatsApp (85) 99297 7885 ou pelo Instagram @inovafisio.ufc e enviar nome completo, comprovante de que tenha diabetes (exame, declaração ou receita médica) e foto atual da ferida.

Após o envio dos documentos, será marcada uma avaliação presencial para verificar se o paciente está apto ou não a participar do procedimento. Os selecionados serão encaminhados para o tratamento, realizado gratuitamente por fisioterapeutas e estudantes do INOVAFISIO. O atendimento ocorrerá no Núcleo de Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Reabilitação Humana, localizado no Departamento de Fisioterapia (Rua Major Weyne, 1440 - Campus do Porangabuçu - Fortaleza - CE).

O procedimento é feito em 10 atendimentos com duração aproximada de 10 minutos, cada. Completado o tratamento, será realizada uma nova avaliação para verificar os resultados da pesquisa.

SAIBA MAIS ‒ O pé diabético é uma complicação da diabetes. Ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma ferida. Seu aparecimento pode se dar quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados, e sua piora pode levar a amputações dos pés.

Fonte: Prof. Carlos Tatmatsu, coordenador do INOVAFISIO e docente do Departamento de Fisioterapia ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.