Terceira Conferência Dançante de 2023 convida o artista colombiano Wilfran Barrios Paz no dia 18 de abril

A Terceira Conferência Dançante, com o título “Corpo, dança, território”, será realizada no dia 18 de abril, terça-feira, das 18h30min às 20h30min, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), em Fortaleza, com o artista colombiano Wilfran Barrios Paz. O educador é diretor da La Corporación Cultural Atabaques, que trabalha com as manifestações artísticas e socioculturais dos afro-colombianos.

Imagem: Cartaz com fundo preto com imagem de homem negro, careca, com óculos e blusa preta e informações sobre a palestra escrita ao redor.

As conferências integram o Projeto de Pesquisa Artística e Extensão Conferências Dançantes, vinculado aos cursos de graduação em Dança da UFC e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do Teatro Paschoal Carlos Magno. Podem se inscrever estudantes de dança, música, artes visuais, teatro, entre outras linguagens artísticas; artistas; brincantes; professores; pesquisadores de diferentes áreas e demais interessados.

As inscrições gratuitas são realizadas através de formulário disponível nas redes sociais do Coletivo Areia e no site dos Cursos de Dança da UFC, ou através de link de acesso direto. Haverá emissão de certificado de participação.

A proposta de Wilfran Barrios Paz é promover nos participantes o interesse pelo reconhecimento de outras línguas criativas, com base no trabalho dialógico-laboratorial, a partir das provocações: Como se desenvolvem os processos de produção de dança no território onde você mora? Como as identidades territoriais de um sujeito e de uma comunidade podem se tornar visíveis através do corpo e da comunidade?

A Terceira Conferência Dançante tem parceria com a Escola de Dança da Vila das Artes, com o Nodo – Mediación Cultural y Creativa e com a criadora e gestora cultural Daniela Yara Cantillo Castrillón – YARA. Além disso, integra o II Seminário de Dança: Infâncias em Movimento, evento que convida professores, gestores, estudantes e interessados para conversar sobre iniciativas de formação em dança especialmente para o público infantil.

Imagem: Foto desfocada de grupo de pessoas reunidas em sala fazendo movimentos, ao fundo uma tela de pintura.

CONFERÊNCIA DANÇANTE O Coletivo Areia: Pesquisa Artística e Criação em/com Dança realiza mensalmente, de fevereiro a setembro de 2023, conferências dançantes em diversos equipamentos e espaços culturais de Fortaleza. O evento é aberto ao público e tem apoio e financiamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT-CE), através do XII Edital Incentivo às Artes.

Conferência dançante é uma apresentação para um público que é convidado a intervir livremente, em uma composição coletiva e improvisada. Para participação, é orientado o uso de roupas flexíveis que permitam a movimentação (de preferência cores escuras, sem marcas ou estampas), computador ou caderno.

Fontes: Profª Emyle Daltro, dos cursos de graduação em Dança e Pós-Graduação em Artes do ICA/UFC e Coletivo Areia ‒ e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Instagram: @coletivoareia ‒ fone/WhatsApp: (85) 99600 0234