PREX e SECULT UFC realizam reunião sobre processos de certificação de cursos e eventos de extensão

A Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Secretaria de Cultura da Instituição (SECULT UFC), realizou nessa quarta-feira (12) reunião sobre o processo de certificação de cursos e eventos de extensão. A atividade ocorreu no auditório do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. O encontro teve como objetivo sensibilizar os participantes quanto à importância do cadastro das ações de extensão das modalidades cursos e eventos, conforme a Portaria nº 13/PREX/UFC. Na ocasião, foi apresentado o novo sistema de certificação on-line de cursos e eventos da PREX.

“Precisamos incentivar nossos docentes e servidores técnico-administrativos que desenvolvem ações de extensão e realizam treinamentos, cursos e eventos a formalizar essas atividades na PREX como ações de extensão. Nós temos um grande número de iniciativas, treinamentos e eventos, dentro da UFC, que são caracterizados como extensão, mas não são cadastrados na pró-reitoria. Isso faz com que esses registros sejam perdidos, não temos a formalização desses resultados”, relatou o Prof. Allyson Amorim, coordenador de Acompanhamento e Aperfeiçoamento de Extensão da PREX.

Imagem: homem branco de camisa social azul apresenta slides numa reunião

LEGISLAÇÃO – Na reunião, a primeira lei debatida foi a n° 9.394, de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Tal legislação assegura que a educação superior busca, entre as suas finalidades, promover a extensão, aberta à participação da população. Para debater os cursos que devem ser regularizados como extensão, foi utilizada a definição de curso da Resolução CEPE n° 4, de 2014, que classifica os cursos em quatro categorias: iniciação; treinamento e qualificação profissional; atualização; e aperfeiçoamento. Já os eventos são divididos em sete grupos: seminários, ciclo de debates, exposição, espetáculo, esportivo, festival e outros acadêmicos.

A Portaria n° 13, de 20 de abril de 2022, teve como principais atos a caracterização de cursos e eventos, a definição das cargas horárias mínimas, os prazos para o cadastramento e a solicitação de certificados e a constatação das responsabilidades dos cursos. A portaria também descreveu as condições para emissão de declarações de participação e certificação, além de definir o formato e as informações mínimas dos certificados.

As demais informações estão presentes na seção Declarações e Certificados do menu do site da pró-reitoria.

DADOS – Em 2022, a Universidade Federal do Ceará alcançou o maior número de ações de extensão ativas desde 2019. Antes do início da pandemia de covid-19, a UFC possuía 1.171 ações ativas, divididas entre projetos, cursos, programas, eventos e prestação de serviços. Esse número teve decréscimo no primeiro ano de pandemia (2020) e caiu para 1.060 ações. Em 2021, começou a recuperação e conseguiu chegar muito próximo aos números de 2019, alcançando 1.156 ações. Atualmente – pelos dados relatados no fim de 2022 –, a Universidade possui 1.194 ações cadastradas, estando a categoria “projetos” em destaque na porcentagem.

Veja outras imagens da reunião no Flickr a UFC

Mesmo possuindo angulações diferentes na promoção do novo processo, tanto o coordenador Alysson Amorim como a titular da SECULT UFC, Maria Pinheiro, afirmaram que o processo, por mais que ainda esteja completando seu primeiro ano, já indica uma maior organização, seja por parte da pró-reitoria seja dos coordenadores das ações de extensão. Maria ressaltou a importância para a área cultural, que já detém 18% do total de projetos cadastrados e, ainda assim, possui ações ainda não regularizadas.

Imagem: mulher branca de cabelos loiros apresenta slides numa reunião

A curiosidade dos dados fica no aumento exponencial da quantidade de certificados emitidos para a modalidade “curso”, que passou de 10.761 para 237.755 no período de um ano. Porém, o atual foco de recuperação está nos certificados emitidos para os eventos, que decaíram de 1.624 para 424 no mesmo período.

PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO – O novo processo teve início após a aprovação da Portaria n° 13/2022 PREX/UFC, disponibilizando fluxo de trabalho e realizando novos procedimentos, como a transição da emissão física de certificados para certificação on-line. A plataforma foi apresentada em live no canal PrexUFC, no YouTube. Os objetivos listados para a utilização do novo modelo foram: promoção de eficiência, confiabilidade, sustentabilidade e agilidade no processo de certificação de atividades de extensão da UFC, além de contribuição para o crescimento quantitativo de cursos e eventos de extensão formalizados na Universidade.

A informalidade nas ações extensivas dentro de um processo burocrático e limitado, que era seguida por alto custo nas impressões de papel e necessidade de uma estrutura logística, desmotivou a continuação do modelo anterior. Por conta da não regularização, certos relatórios gerenciais acabavam sendo gerados com números incompatíveis com a realidade.

O diferencial para a mudança se dá pela fácil compreensão e operação, bem como pela segurança, uma vez que possui um novo código de verificação da autenticidade, e da possibilidade de emissão das declarações de participação e disponibilização de certificações digitais, inclusive em larga escala.

Fonte: Prof. Alysson Amorim, coordenador de Acompanhamento e Aperfeiçoamento de Extensão da PREX/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.