Execução-piloto de teletrabalho na UFC avança para segunda fase; pró-reitorias participarão dessa etapa

A Universidade Federal do Ceará dará início, no mês de maio, à segunda fase de execução-piloto de teletrabalho. A nova etapa estenderá a participação de servidores das sete pró-reitorias da UFC. A quantidade máxima de pessoas nesse regime segue em 30% do corpo técnico do setor.

O anúncio foi feito pelo reitor Cândido Albuquerque, na tarde de terça-feira (11), em reunião de trabalho da Comissão Permanente de Avaliação e Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da UFC. Na ocasião, o Prof. Cândido Albuquerque destacou a importância de “planejar e fazer [a execução-piloto de teletrabalho] paulatinamente, para que as atividades sejam assimiladas de forma plena”.

Imagem: tela de abertura do site teletrabalho.ufc.br

“Eu fico muito feliz por essa conquista dos nossos servidores técnico-administrativos e cada vez mais nos sentimos responsáveis para o programa não se perder. E para que não se perca, ele precisa ser implantado de forma gradativa e estudado a cada etapa, avaliando como melhorar a implantação até que consiga em pouco tempo alcançar toda a Universidade”, destacou, reforçando a necessidade de primeiro testar em outras unidades para, posteriormente, aumentar o percentual de servidores em teletrabalho em cada setor.

Além da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e da Coordenadoria-Geral de Auditoria da UFC (CGDAUD), que já estão na execução-piloto desde janeiro deste ano, passam a integrar o processo as sete pró-reitorias da Universidade. São elas: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Pró-Reitoria de Extensão (PREX), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER).

A execução do processo deve seguir conforme etapas a serem definidas pela Comissão Permanente de Avaliação e Acompanhamento do PGD. A primeira etapa da fase-piloto, desenvolvida desde janeiro na STI e na CGDAUD, será concluída ainda neste mês de abril. Em breve, a PROGEP convocará pró-reitores e demais dirigentes para detalhar como será o processo da nova etapa.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

AVALIAÇÃO – Durante a reunião de acompanhamento dos trabalhos, o coordenador de Cadastro e Pagamento da PROGEP, Alex Nogueira, integrante da Comissão Permanente de Avaliação e Acompanhamento do PGD, apresentou as principais etapas da implantação do teletrabalho na UFC, lembrando que o teletrabalho é uma das ações estratégicas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027.

Presentes na reunião, os dirigentes da STI e da CGDAUD apresentaram os resultados preliminares desses quase três meses de experiência em teletrabalho. Os dois foram unânimes ao relatar o comprometimento e o aumento da motivação da equipe em teletrabalho e solicitar o aumento percentual de servidores nesse regime.

O coordenador da CGDAUD, Saulo Pinheiro, explicou que 8 dos 12 servidores do setor participaram do projeto em regime de revezamento, dos quais três servidores no primeiro mês, três no segundo mês e dois agora neste terceiro mês. “Todas as metas foram alcançadas em 100%”, destacou, observando que os participantes em teletrabalho se reúnem uma vez por semana em trabalho presencial para manter a integração da equipe.

O superintendente de Tecnologia da Informação, Prof. Edgar Marçal, por sua vez, reforçou o ganho de produtividade e da motivação da equipe. De acordo com ele, a experiência no setor é tão exitosa “que todo mundo está querendo participar do programa”. Atualmente, 30 servidores fazem parte da iniciativa, com rodízio entre alguns deles. “A gente fez uma pesquisa interna e 100% dos que estão participando estão satisfeitos ou muito satisfeitos com essa iniciativa”, reforçou.

Mais informações sobre a implantação do teletrabalho na UFC estão disponíveis no site teletrabalho.ufc.br.