Procurar no portal

UFC realiza evento para debater impactos de inteligências como o ChatGPT na educação superior

A Universidade Federal do Ceará realizou, na manhã desta quinta-feira (13), o evento ChatGPT: Impactos na Educação Superior, com o objetivo de discutir as consequências da inteligência artificial na formação acadêmica dos estudantes e na relação ensino-aprendizagem.

Com mediação do Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, o encontro ocorreu no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Imagem mulher loira com vestido amarela discursa em frente a slides

A abertura dos trabalhos foi feita pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, que destacou como ferramentas como o ChatGPT, capazes de gerar respostas a partir de demandas do usuário, tornam ainda mais importante a figura do docente.

“Mais do que nunca o professor fará diferença no processo ensino-aprendizagem. Se o aluno não for despertado pelo professor para construir sua própria conclusão a partir daquela informação, nós podemos criar um mundo de pessoas que somente serão capazes de repetir o que já sabem”, afirmou.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

O primeiro convidado foi o Prof. Chao Lung Wen, chefe do Setor de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, que discutiu o uso da inteligência artificial na formação dos profissionais de saúde, apontando a importância de garantir que o conhecimento distribuído por essas ferramentas esteja sempre acurado e correto.

"É interessante o professor brincar de dialogar com a inteligência artificial para levar os estudantes a perceber e construir com raciocínio comportamental. Não endeusar uma inteligência artificial, mas saber que nós temos que calibrar, checar o grau com que nós vamos trabalhar com esse processo", destacou o palestrante.

Imagem: homem branco de barba, vestindo terno, discursa

Em seguida, também como convidada, a Profª Cíntia Boll, pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Tecnologias Educacionais, falou sobre a relevância da criação autoral na educação superior e destacou a importância humana no processo de criação junto às inteligências artificiais.

"Nós buscamos como professores no ensino superior a criação autoral, buscamos que o estudante ultrapasse as perspectivas educacionais que o próprio professor colocou na sala de aula. E isso é criação autoral, é produzir estilo e é próprio da natureza humana", afirmou a palestrante.

Confira a gravação do evento na íntegra:

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300