EMBRAPA manterá suas atividades no Campus do Pici por mais 20 anos; contrato estabelece contrapartida de R$ 3 milhões anuais à UFC

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) seguirá realizando suas atividades de pesquisa e inovação no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, por mais 20 anos. O contrato de renovação do convênio com a Universidade Federal do Ceará foi assinado na tarde desta terça-feira (18), na Reitoria, e estabelece que a empresa dará uma contrapartida de, no mínimo, R$ 3,08 milhões anuais pelo uso da área da Instituição.

Pelo contrato, a UFC cede o uso de uma área de 8,91 hectares, com área construída de 1,45 hectare, no Campus do Pici, para a instalação e funcionamento de atividade de pesquisa e desenvolvimento experimental em Ciências Físicas e Naturais, dando continuidade às pesquisas agropecuárias no local. A EMBRAPA ocupa esse espaço desde 1992, por meio de um contrato que teve vigência até o ano passado. Com a renovação, foram estabelecidos novos parâmetros de contrapartida.

Imagem: grupo de pessoas posam para foto em frente a uma mesa oval

O valor a ser repassado pela empresa à UFC não será entregue em termos financeiros, mas em serviços de impacto econômico. Isso incluirá a participação de pesquisadores da EMBRAPA em programas de pós-graduação da UFC, orientação de bolsistas, estagiários e alunos da pós-graduação da Universidade, valores pagos a bolsistas e estagiários não obrigatórios oriundos da UFC, entre outras aplicações.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Durante a cerimônia de assinatura do contrato, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, destacou a importância de uma relação próxima entre a Universidade e instituições que desenvolvem pesquisas, a exemplo daquela empresa. “A EMBRAPA é reconhecida no Brasil e fora dele pela qualidade de suas pesquisas. Do lado da Universidade, é inquestionável a manutenção da empresa aqui na UFC. Essa união vai fazer bem para todos nós”, declarou.

Confira vídeo sobre o assunto com o reitor da UFC:

O chefe-geral da EMBRAPA, Gustavo Saavedra, ressaltou que a empresa completa 50 anos na próxima semana e que a renovação do convênio com a UFC já faz parte do rol de comemorações desse aniversário. “Toda a equipe da EMBRAPA estava muito ansiosa por essa renovação. É a certeza de que teremos uma moradia, pelos próximos 20 anos, para continuarmos contribuindo com o desenvolvimento da agricultura cearense, e trabalhando junto com a UFC”, celebrou.

Saavedra informou que a empresa possui 43 unidades de pesquisa no Brasil e que esta tem como vantagem o fato de estar dentro da Universidade. A unidade no Ceará é responsável por 10% de todos os estágios e bolsas da EMBRAPA no Brasil. “Esse contrato que estamos assinando é mais profissional que o anterior, pois agora teremos que mostrar o quanto estamos entregando à UFC. Temos patentes e artigos desenvolvidos junto à Universidade, e estamos chegando a um bom termo nesse momento”, avaliou.

Veja vídeo com o chefe-geral da EMBRAPA sobre o convênio:

A unidade da EMBRAPA no Ceará, a Agroindústria Industrial, possui três linhas de pesquisa: sistemas de produção, processamento agroindustrial e desenvolvimento de produtos. A principal cultura trabalhada é a do caju, para a qual se realizam pesquisas desde o preparo até a colheita. Melão e coco também respondem por diversas pesquisas, assim como outras culturas em ações pontuais. Das matérias-primas nativas e exóticas da região, são desenvolvidos óleos, corantes, produtos alimentícios, impactando diversas cadeias produtivas, conforme explica o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da EMBRAPA, José Roberto Vieira Júnior. “Podemos dizer que mais de 70% dos nossos projetos hoje aqui em nossa unidade têm parceria com a UFC”, salienta.

A cerimônia de assinatura do contrato contou com a participação, pela UFC, do reitor, Cândido Albuquerque; do vice-reitor, Glauco Lobo; do pró-reitor de Relações Institucionais e Desenvolvimento Institucional, Augusto Teixeira de Albuquerque; da pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Maria Augusto Guimarães; do pró-reitor-adjunto de Extensão, Rogério Mâsih, e do diretor do Parque Tecnológico da UFC, Fernando Nunes. Pela EMBRAPA, estiveram presentes o chefe-geral Gustavo Saavedra; o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, José Roberto Vieira Júnior; a chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia, Aline Teixeira; o chefe-adjunto de Administração, Flávio Marcus Falcão, e o coordenador de Contratos e Convênios, Augusto Cézar Moura de Macêdo.