Agência UFC: Pesquisa que gerou 39ª patente possibilita desenvolvimento de novos fármacos contra o câncer

O Laboratório de Oncologia Experimental (LOE), vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC e liderado pelos professores Manoel Odorico de Moraes Filho, Cláudia do Ó Pessoa e Carlos Roberto Koscky Paier, vem ao longo de três décadas prospectando moléculas com potencial anticâncer para a descoberta e desenvolvimento de medicamentos.

Como muitos medicamentos anticâncer não diferenciam células tumorais das saudáveis, os pacientes acabam sendo submetidos a níveis intoleráveis de toxicidade ou resistência tumoral. Assim, permanece a busca por quimioterápicos que tenham atuação seletiva, afetando prioritariamente as células doentes (tumorais) e preservando as saudáveis.

Imagem: A 39ª carta patente conquistada pela UFC revela o processo de obtenção dos análogos carba-pterocarpanos e o uso do composto 5-carbapterocarpano em terapias anticancerígenas (Foto: Ribamar Neto/UFC)

“Dentre as moléculas identificadas como promissoras, destaca-se a classe dos pterocarpanos, que são produtos naturais com atividade biológica comprovada, como ação anticâncer, anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana”, relata a Profª Cláudia do Ó Pessoa, coordenadora da pesquisa no LOE.

Em parceria com a UFC, os pesquisadores do Laboratório de Química Bioorgânica (LQB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, liderados pelo Prof. Paulo Costa, realizaram a síntese de vários compostos análogos aos pterocarpanos naturais.

O potencial citotóxico desses compostos foi avaliado no Laboratório de Oncologia Experimental (LOE) da UFC e a colaboração culminou na síntese dos 5-carba-pterocarpanos, que são substâncias análogas aos compostos naturais, mas com atividade citotóxica modulada em diversas linhagens tumorais, com seletividade e atividade biológica superior aos produtos naturais, apresentando uma ação com potencial antitumoral.

Os detalhes sobre a pesquisa podem ser lidos em matéria publicada na Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Profª Cláudia do Ó Pessoa, do Laboratório de Oncologia Experimental – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.