Reitor da UFC é homenageado com Medalha Exército Brasileiro

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, foi um dos homenageados com a Medalha Exército Brasileiro durante solenidade do Dia do Exército, realizada nesta quarta-feira (19), no Comando da 10ª Região Militar. A medalha é concedida a cidadãos e instituições civis ou militares de outras forças que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército.

O Dia do Exército relembra a primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, em Recife, quando a população de portugueses e brasileiros se uniu para a expulsão dos holandeses. A batalha foi definida como a data fundadora do Exército brasileiro, que neste ano completa 375 anos.

Imagem: reitor e comandando do Exército em linha

"Muito importante receber a Medalha Exército Brasileiro. É um reconhecimento da parceria da Universidade com as Forças Armadas, tanto na área de tecnologia como na de assistência social etc. Tem sido um bom diálogo e eu recebo a medalha com muita alegria e como uma homenagem do Exército à UFC", afirmou o reitor.

Além do reitor, também receberam a comenda o procurador-chefe da União no Ceará, André Luiz Vieira de Moraes; o promotor de Justiça Nelson Gesteira; o ex-comandante da Polícia Militar do Estado, coronel Francisco Márcio de Oliveira; o professor e historiador do Colégio Militar de Fortaleza, Luciano Klein Filho; o juiz federal militar Rodolfo Rosa Telles Menezes; os empresários Alcimor Aguiar Rocha Júnior, Antônio Sérgio Montenegro Cavalcante, Edilson Soares Fermanian e a senhora Sônia Rolim de Sousa.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Outras autoridades civis também foram agraciadas com o diploma de colaborador emérito e autoridades militares receberam a Ordem do Mérito Militar. “Esse é um reconhecimento àqueles que foram homenageados com o diploma de colaborador emérito, um reconhecimento do Exército brasileiro a essa parceria e a esse apoio que sempre têm contribuído para o desenvolvimento de nossa região e da nossa Nação. E àqueles que recebem a medalha, um agradecimento pelo trabalho que têm realizado e pela parceria. Muito obrigado”, disse o comandante da 10ª Região Militar, general Cristiano Pinto Sampaio.

A CERIMÔNIA – Além da outorga das medalhas e diplomas, a cerimônia contou com a apresentação das tropas das unidades do Exército ligadas à 10ª Região Militar e a leitura da Ordem do Dia pelo general Pinto Sampaio. A Ordem é uma mensagem encaminhada pelo comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, ao meio militar.

No evento deste ano, a Ordem do Dia relembrou os 375 anos da instituição e destacou os caminhos para o cumprimento da sua missão institucional. “Esses caminhos, balizados pelo respeito à população, às instituições e, sobretudo, à Constituição, exigem um Exército moderno, com capacidade dissuasória, profissionalismo e aptidão para ajudar ainda mais o Brasil nos desafios vindouros”, destacou o texto.