Lançado livro "Portfólio de Obras da UFC", com histórico de melhorias e reformas dos últimos três anos

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou, na manhã desta quinta-feira (20), o lançamento do livro Portfólio de Obras da UFC, na Reitoria da Instituição. A publicação, inédita na trajetória da Universidade, apresenta dados informativos e imagens das melhorias estruturais realizadas nos últimos três anos, incluindo novas obras, reformas e ampliações em edificações já existentes.

Dividido em três seções (obras concluídas, em andamento e planejadas), o livro é resultado de trabalho da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) e da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), também se apresentando como uma prestação de contas em relação à aplicação dos recursos investidos na UFC.

Imagem: Livro físico Portfólio de Obras posto sobre a mesa

A publicação inclui melhorias em campi tanto na Capital quanto no interior do Estado, sendo 56 ao todo: 33 concluídas, 13 em andamento e 10 planejadas. Lançado em formato e-book, a ideia é que o livro permaneça sendo atualizado à medida que novas obras sejam concluídas e outras sejam incluídas no planejamento.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, destacou a importância do formato digital para a publicação, já que facilita um de seus objetivos principais: a prestação de contas, que nesse modelo pode ser contínua.

“A preocupação era dar uma estrutura para a Universidade pra ela poder realizar as atividades dela de maneira absolutamente segura, com uma vertente acadêmica, e também para que ela sirva como exemplo. Então, essa prestação de contas tem que ser permanente”, afirmou.

Imagem: Profª Cláudia Buhamra segura cartaz de lançamento do livro, com QR Code para acesso ao e-book

Representando um dos braços responsáveis pela publicação, o engenheiro Renato Guerreiro, coordenador de Obras da UFC Infra, apresentou, durante o lançamento, alguns das principais melhorias estruturais realizadas durante a gestão, destacando a recuperação e revitalização de equipamentos como a Biblioteca Universitária e aprimoramentos em acessibilidade nos diversos ambientes da Universidade.

O coordenador ressaltou ainda obras que classificou como “icônicas”: a construção da nova pista de atletismo do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), as conclusões do Laboratório de Eficiência Energética em Força Motriz (LAMOTRIZ) e do Laboratório de Energias Renováveis (LER), além da reforma de ambientes como o Laboratório de Microbiologia e diversos outros.

Veja no e-book a lista completa das obras realizadas.

OBRA VIVA – A coordenadora de Comunicação e Marketing, Profª Cláudia Buhamra, apontou o lançamento do e-book como uma “oportunidade de mostrar a grandeza” do trabalho realizado para a recuperação e conclusão de obras em toda a Universidade. “Em alguma medida, [obra parada] atrapalha ensino, atrapalha pesquisa e atrapalha extensão”, pontuou.

A coordenadora também destacou e parabenizou o trabalho realizado pela equipe da UFC Informa na confecção da publicação, incluindo produção, revisão, projeto gráfico e fotografia. “É uma alegria muito grande conseguir apresentar o livro, porque é uma obra viva”, disse, ao ressaltar o dinamismo com que o e-book pode ser atualizado com a mudança no status de cada reforma ou construção.

Imagem: O livro foi lançado na Reitoria na manhã desta quinta-feira (20)

ADMINISTRAÇÃO Também presente à cerimônia de lançamento, o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, reafirmou o compromisso da administração com a prestação de contas de suas ações e tratou o livro como mais um exemplo disso.

“O que estamos vendo agora é o resgate do que é correto de se fazer na administração pública: mostrar resultados, mostrar à sociedade o que está sendo feito com o dinheiro colocado na Instituição”, disse.

Também compareceram ao lançamento o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros; a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Maria Augusto Guimarães; e o coordenador de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, José César Pontes Moreira.

Representando a UFC Infra, também estiveram o superintendente-adjunto, Jody Campos; a diretora de Estudos e Projetos, Lara Silva Lima; e a diretora de Obras, Enza Rafaela Arruda Parente.