Grupo de pesquisas da UFC inscreve para passeio gratuito pelo Pirambu que termina com pôr do sol na Barra do Ceará

O Grupo de Pesquisas de Imagem, Consumo e Experiências Urbanas (GICEU) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Vice-Prefeitura de Fortaleza, a Diretoria de Articulação e Integração de Políticas (DIART) do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), promove o segundo Passeio de Jane Jacobs, iniciativa mundial que propõe caminhadas a pé pelas cidades. O evento é gratuito e será realizado no dia 5 de maio, às 14h, no bairro Pirambu.

As inscrições seguem abertas até 4 de maio, através de formulário eletrônico. O GICEU é vinculado ao Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.

Imagem: Fundo rosa com imagem de cidade e texto em preto

Conhecidas popularmente como Jane’s Walk, as caminhadas são inspiradas na ativista, escritora, jornalista e urbanista Jane Jacobs (1916-2006), que pregava a importância de os moradores locais saberem a história de seus bairros. Os passeios são realizados anualmente, desde 2007, em maio, mês de aniversário da homenageada. Em Fortaleza, a atividade também faz parte das ações ligadas ao programa Fortaleza Cidade Criativa, da Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Com ajuda dos guias presentes, os interessados poderão conhecer um pouco mais da história de Fortaleza e do Pirambu. O passeio tem previsão de três horas de duração e 2,2 quilômetros de distância a ser percorrida por alguns pontos no bairro, classificado como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS). Informações sobre a programação e inscrições estão disponíveis em formulário eletrônico.

SOBRE JANE JACOBS – Autora do livro Morte e vida nas grandes cidades (1961), Jane Jacobs acreditava que as cidades são sistemas que possuem uma lógica e dinâmica própria e podem mudar com o passar do tempo. O Passeio Jane Jacobs, além de homenagear a ativista e urbanista, busca evitar a destruição e o abandono de bairros centrais e históricos, conscientizando os moradores e a população urbana sobre a importância da manutenção de suas características arquitetônicas, históricas e culturais.

Fonte: Janayde Gonçalves, doutoranda da UFC e integrante do GICEU – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.