Reitor da UFC visita Instituto Sérvulo Esmeraldo para fortalecer relações entre as instituições
- Quinta, 27 Abril 2023 13:40
O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, visitou, na tarde dessa quarta-feira (26), o Instituto Sérvulo Esmeraldo, no bairro Salinas, em Fortaleza. O gestor foi recebido pela diretora do instituto, Dodora Guimarães, viúva do artista, para conhecer o equipamento e tratar de assuntos comuns às instituições.
A comitiva da UFC, formada pelo reitor, pela pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher, e pelo pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, visitou ateliê, exposição e o acervo documental de Sérvulo Esmeraldo, preservados pela diretora e fundadora do instituto.
Na ocasião, os gestores trataram sobre ações em curso para preservação do monumento Quadrados, instalado na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, na Capital, e sobre futuras parcerias entre as instituições, como exposições no Museu de Arte da UFC (MAUC), que, atualmente, conta com 77 obras do artista plástico, incluindo escultura, desenhos, gravuras e têmperas.
Veja outras imagens da visita no Flickr da UFC
Nascido na cidade do Crato, no Ceará, Sérvulo Esmeraldo (1929-2017) foi um artista reconhecido no Brasil e no exterior, pelo domínio de técnicas de escultura, gravura, ilustração e pintura, com obras desenvolvidas com rigor geométrico-construtivo no campo da arte cinética.
“Desde o início do trabalho do Sérvulo em Fortaleza, ele sempre foi muito ligado à UFC. As primeiras exposições dele na Capital foram na Universidade, quando o MAUC ainda nem existia. E hoje, a maior parte da coleção de obras do Sérvulo está no Museu da Universidade. [...] São obras de um período que não temos em outro lugar de Fortaleza, da juventude dele”, declarou a diretora do instituto.
Para o reitor da UFC, é dever da Universidade preservar a cultura e cultivar as artes, principalmente no que diz respeito às obras do artista. “Sérvulo tem uma participação muito importante na Universidade. Nosso maior campus tem o monumento dele à sua frente, que para mim é a obra mais bonita, tenho um carinho muito especial por ela. Estou fascinado com a preservação que o Instituto tem feito de toda a vida dele, e precisamos destacar que existem obras de uma época muito importante que só o MAUC possui, isto tem um valor inestimável”, afirmou o Prof. Cândido Albuquerque.
Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.