Reitor da UFC visita Instituto Sérvulo Esmeraldo para fortalecer relações entre as instituições

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, visitou, na tarde dessa quarta-feira (26), o Instituto Sérvulo Esmeraldo, no bairro Salinas, em Fortaleza. O gestor foi recebido pela diretora do instituto, Dodora Guimarães, viúva do artista, para conhecer o equipamento e tratar de assuntos comuns às instituições.

A comitiva da UFC, formada pelo reitor, pela pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher, e pelo pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, visitou ateliê, exposição e o acervo documental de Sérvulo Esmeraldo, preservados pela diretora e fundadora do instituto.

Imagem: reitor e Dodora Guimarães conversam em salão

Na ocasião, os gestores trataram sobre ações em curso para preservação do monumento Quadrados, instalado na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, na Capital, e sobre futuras parcerias entre as instituições, como exposições no Museu de Arte da UFC (MAUC), que, atualmente, conta com 77 obras do artista plástico, incluindo escultura, desenhos, gravuras e têmperas.

Veja outras imagens da visita no Flickr da UFC

Nascido na cidade do Crato, no Ceará, Sérvulo Esmeraldo (1929-2017) foi um artista reconhecido no Brasil e no exterior, pelo domínio de técnicas de escultura, gravura, ilustração e pintura, com obras desenvolvidas com rigor geométrico-construtivo no campo da arte cinética.

Imagem: livro apresenta fotografia de escultura

“Desde o início do trabalho do Sérvulo em Fortaleza, ele sempre foi muito ligado à UFC. As primeiras exposições dele na Capital foram na Universidade, quando o MAUC ainda nem existia. E hoje, a maior parte da coleção de obras do Sérvulo está no Museu da Universidade. [...] São obras de um período que não temos em outro lugar de Fortaleza, da juventude dele”, declarou a diretora do instituto.

Para o reitor da UFC, é dever da Universidade preservar a cultura e cultivar as artes, principalmente no que diz respeito às obras do artista. “Sérvulo tem uma participação muito importante na Universidade. Nosso maior campus tem o monumento dele à sua frente, que para mim é a obra mais bonita, tenho um carinho muito especial por ela. Estou fascinado com a preservação que o Instituto tem feito de toda a vida dele, e precisamos destacar que existem obras de uma época muito importante que só o MAUC possui, isto tem um valor inestimável”, afirmou o Prof. Cândido Albuquerque.