Projeto do DAUD é um dos vencedores mundiais do financiamento Higher Ed XR Innovation Grant

O projeto LEDrX – Realidades Expandidas no Processo de Projeto, desenvolvido pelo Laboratório de Experiência Digital (LED), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade Federal do Ceará, foi um dos oito vencedores mundiais do edital de financiamento Higher Ed XR Innovation Grant, promovido em parceria pelos programas Meta Immersive Learning, da empresa Facebook, e Unity Social Impact, da plataforma de desenvolvimento de jogos Unity Engine.

Imagem: Jovem utiliza óculos de realidade virtual

Ao todo, 276 instituições ao redor do mundo concorreram ao edital. Na UFC, o financiamento será destinado a pesquisas que investigam a utilização de tecnologias e ferramentas de aplicação de realidades estendidas – virtual, aumentada e mista – para fomentar o ensino de projeto em Design, Arquitetura e Urbanismo. “O intuito é compreender como o uso dessas tecnologias pode facilitar o processo de criação e desenvolvimento de projetos em diversos aspectos, desde a escala do objeto até a escala da cidade, passando pela edificação”, destacam os coordenadores do projeto LEDrX, a Profª Mariana Lima e o Prof. Diego Ricca, docentes do Curso de Design da UFC.

Focado em ensino, o projeto LEDrX também tem o objetivo de avaliar e compreender as fases do processo criativo e da aprendizagem dos alunos por meio dessas tecnologias. “São exploradas ainda questões como a sobreposição de informações digitais no mundo real, características de experiências em realidade aumentada e virtual", explica o Prof. Diego Ricca.

Imagem: estudantes utilizam óculos de realidade virtual

As atividades do LEDrX foram iniciadas neste semestre e envolvem 9 professores associados ao Laboratório de Experiência Digital (LED), 2 alunas de mestrado e 19 alunos dos cursos de graduação do DAUD, com previsão de inclusão de novos estudantes. A intenção é que os produtos do laboratório possam ser compartilhados em uma plataforma educacional para ser utilizados também por outras áreas de conhecimento.

Para a Profª Mariana Lima, a conquista “é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido durante um bom tempo. A gente já vinha estudando essas tecnologias, tentando explorar como elas poderiam ser aplicadas, mas ainda num campo um pouco mais teórico, com restrições práticas devido à falta de equipamentos. Então, esse resultado positivo nos dá a perspectiva de que estamos trabalhando em questões de ensino e aprendizagem que são originais e relevantes, não triviais, que estão sendo discutidas e implementadas numa escala internacional, ou seja, corrobora a importância do trabalho desenvolvido na Universidade”.

Fontes: Profª Mariana Lima e Prof. Diego Ricca, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC – e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.