Grupo de estudos da UFC realiza o XII DIMA – Diálogos da Matemática com a Pedagogia

O Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) da Universidade Federal do Ceará encerra, no pŕoximo dia 19, o XII DIMA – Diálogos da Matemática com a Pedagogia, evento voltado para alunos de graduação e professores das redes municipal e estadual do Ceará que atuam no ensino da matemática, buscando estabelecer um diálogo sobre as perspectivas de inovação na área.

Neste ano, o DIMA abordará a temática “Criatividade e inovação no ensino de matemática: a subversão como forma de produção de sentidos subjetivos do sujeito aprendiz”. Para debater o assunto, o evento receberá trabalhos em caráter de resumo que contemplem as áreas da educação matemática e da pedagogia, resultantes de pesquisas ligadas à epistemologia, à formação de professores e às metodologias de ensino e aprendizagem, com ênfase na criatividade e inovação, em especial nos processos de ensino da matemática.

Imagem: cubos de madeira com letras e números inscritos

Os resumos poderão ser submetidos aos seguintes grupos de trabalho: GT 1 – Educação Matemática; e GT 2 – Pedagogia e Educação. Os trabalhos devem ser originais, inéditos e apresentar uma contribuição para a comunidade científica. Podem conter até quatro autores, um deles como orientador, com título de mestre ou doutor.

Os interessados em participar devem preencher formulário eletrônico, disponibilizado pela organização do encontro, e enviar seus resumos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 12 de maio, informando o GT escolhido (GT 1 ou GT 2) no assunto do e-mail. A programação completa do evento será divulgada no site do G-TERCOA.

MATEMÁTICA NA UFC – O Curso de Matemática possui os graus bacharelado e licenciatura. Para a primeira opção (turno integral), são ofertadas 35 vagas para ingresso de novos alunos, e para a segunda (turno da noite), 60. A oferta acontece apenas no começo do ano para as duas modalidades. O aluno do bacharelado tem, normalmente, oito semestres para concluir a graduação, que pode ser estendida para o máximo de 12 semestres. Já o aluno da licenciatura conclui o curso, geralmente, em sete semestres, podendo estender a formação para até 11.

O aluno de Matemática estuda diversas disciplinas que englobam áreas clássicas dessa ciência: álgebra (estudo de operações matemáticas, equações, polinômios e estruturas algébricas), geometria (estudo das formas, tamanho e posição relativa de figuras e propriedades do espaço), aritmética (estudo das propriedades elementares das operações) e análise matemática (ligada aos conceitos estudados em cálculo diferencial e integral, limites, séries infinitas e funções analíticas). Com esses conhecimentos, o estudante pode continuar os estudos na própria Matemática ou em áreas afins.

Fonte: Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) – fone: (85) 3366 7507 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.