Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UFC realiza orientação gratuita para declaração de Imposto de Renda

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal do Ceará oferece orientação gratuita, até o dia 23 de maio, para preenchimento da declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). O serviço ocorre de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 15h às 18h, mediante agendamento prévio.

O atendimento é destinado a estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da UFC e contribuintes da comunidade externa que tenham receita bruta anual de até R$ 50 mil.

Imagem: close dos braços de um homem com camisa social de manga comprida. As mãos estão tocando uma calculadora que está em cima de uma mesa. Com a mão esquerda, segura contas

Os interessados devem comparecer à sede do NAF, localizada na Avenida da Universidade, 2431 - Benfica, no horário agendado, com os seguintes documentos: comprovantes de rendimento, comprovantes de pagamentos de despesas médicas e outros comprovantes que permitam a dedução na base de cálculo do IRPF, livro caixa, comprovantes de pensão alimentícia, documentos de dependentes, dentre outros. A lista completa da documentação necessária para a declaração do imposto de renda está disponível na página de agendamento do NAF-UFC.

O Prof. Eduardo Linhares, coordenador do projeto, destaca que os atendimentos são realizados por estudantes integrantes do NAF que participaram de treinamento prévio para a interação com o público. “O objetivo do NAF é oferecer suporte contábil e fiscal gratuito para a comunidade em geral, incluindo microempreendedores individuais e pessoas físicas. Nesse sentido, o benefício é mutualista, ganha o estudante, ganha a comunidade e ganha a Universidade”, destaca.

NAF – Criado em 2018, o NAF é um programa de extensão do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC que surgiu a partir de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Universidade, a Receita Federal do Brasil, a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ) e a Secretaria de Finanças (SEFIN) do Município de Fortaleza.

Além de orientação para preenchimento da declaração de IRPF, o Núcleo oferece gratuitamente serviços de registro e acompanhamento de Microempreendedor Individual, orientação para regularização de CPF, consulta sobre situação fiscal, dentre outros.

SAIBA MAIS – O prazo estipulado pelo Governo Federal para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) vai até dia 31 deste mês. Informações sobre quem deve declarar, pagamento do imposto e restituição podem ser consultadas na página da Receita Federal.

Fonte: Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UFC – fone: (85) 3366 7693