Agência UFC: Universidade trabalha com Nutec na recuperação de metais em lixo eletrônico

Projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará em parceria com o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) busca amenizar um problema que não é novo para o mundo, mas que persiste: os impactos do descarte incorreto de lixo eletrônico.

A ideia é realizar recuperação seletiva desses materiais, extraindo deles metais que podem causar danos ambientais quando descartados de modo impróprio.

Imagem: zoom em placa de circuito de computador

Os pesquisadores estudam agora técnicas para tornar essa recuperação eficiente e viável economicamente, com a perspectiva não só de reduzir impactos ecológicos, mas também de fornecer fonte de metais preciosos para a indústria.

O método estudado se baseia nos processos chamados hidrometalúrgicos. Atualmente, os estudos têm focado na recuperação de resíduos de placas de circuito impresso de computadores (aquelas de coloração verde que estão dentro das máquinas), contudo não há impedimento para que o método seja usado também para placas de outros tipos de equipamento.

Os detalhes sobre o projeto estão disponíveis em matéria publicada na Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Mauro Andres Cerra Florez, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.