Agência UFC: Molécula pesquisada em parceria com a UFC pode ajudar contra fungos super-resistentes

Pesquisa desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Ceará e publicada na Nature tem buscado resolver problemas que não são novos no combate aos fungos causadores de doenças em humanos: a escassez de novos medicamentos e a resistência dos microrganismos aos medicamentos que já são conhecidos.

Imagem: Zoom microscópico em fungo A. fumigatus, que tem coloração azul

Espécie que se beneficia dessa resistência às drogas farmacológicas é o Aspergillus fumigatus, fungo presente no ar e no solo, causador da aspergilose. Uma possibilidade de tratamento para a doença é o fármaco caspofungina. A substância sozinha, porém, não consegue driblar a resistência desenvolvida pelo A. fumigatus nem é capaz de atuar para matar de fato o fungo.

É aí que a pesquisa desenvolvida em conjunto com a UFC pode fazer a diferença: utilizando moléculas sintéticas criadas em laboratório em conjunto com o remédio, o efeito farmacológico pode ser melhorado. Quando combinada à caspofungina, uma dessas moléculas, chamada brilacidina, é capaz de potencializar a atividade da droga.

Os detalhes sobre o estudo estão disponíveis em matéria publicada na Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Pedro Filho Noronha de Souza, pesquisador do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular e do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.