Parque de Desenvolvimento Tecnológico estimula crescimento de novos produtos e negócios

O Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC), vinculado ao Parque Tecnológico (PARTEC) da Universidade Federal do Ceará, estimula novos negócios, produtos e processos, por meio de incubação e afiliação, desde junho de 1991. Primeira incubadora do Brasil a obter a certificação de nível 3 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE), a entidade civil sem fins lucrativos é considerada uma das melhores do País no segmento.

Imagem: O PADETEC está localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O objetivo do PADETEC é gerar novos negócios, produtos e processos, além de efetuar transferência de tecnologia para empresas nacionais e estrangeiras, através de seu centro de pesquisa ou das empresas incubadas e afiliadas. Criado com o propósito de ser uma incubadora de empresas de base tecnológica, o parque possui também um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que conta com laboratórios de pesquisas e análise.

“Aqui é a gênese do desenvolvimento industrial, o local onde se promovem as ideias. Nós somos uma empresa sem fins lucrativos e contamos com o apoio de grandes instituições que promovem o financiamento dos projetos. Nós somos um celeiro para o crescimento de pessoas que têm uma pequena empresa, uma pesquisa ou uma ideia”, declara o Prof. Osvaldo Carioca, diretor-presidente do PADETEC.

Imagem: O diretor-presidente do PADETEC é o Prof. José Osvaldo Carioca (Foto: Viktor Braga/UFC)

Para incubar, não é necessário ter vínculo com a UFC ou ter uma empresa estabelecida. As propostas escolhidas para incubação recebem auxílio no desenvolvimento de suas ideias ou produtos e toda a infraestrutura necessária para a instalação física dentro dos galpões do PADETEC.

Williams Pereira, superintendente financeiro do PADETEC, esclarece que, apesar do termo “desenvolvimento tecnológico”, presente no nome da instituição, remeter popularmente à tecnologia da informação, o significado é mais amplo e representa inventos das mais diversas áreas. “O PADETEC é voltado para a inovação. O candidato chega com uma ideia de produto inovador e passa por um crivo de consultores que avaliam se ela é pertinente ao que o PADETEC representa para o desenvolvimento da Universidade, da comunidade e do próprio empresário. Depois que a ideia está desenvolvida, as empresas se emancipam, saem do PADETEC com os produtos desenvolvidos, se estabelecem fora daqui e geralmente crescem”, explica o superintendente.

Atualmente são incubadas empresas que produzem tecnologias para áreas como agronegócio, fitotecnia, biotecnologia de alto impacto, mecatrônica, geologia e geotecnologias, e desenvolvimento e licenciamento de programas de computadores não customizáveis. Já foram desincubadas com êxito outras nas áreas de cosmetologia, tecnologia química, informática, laticínios e sanitizantes.

PRÊMIOS – Entre os prêmios nacionais e internacionais recebidos pelo PADETEC e as empresas incubadas estão o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, como a melhor incubadora do Brasil, e o reconhecimento internacional da UBI Index, como a sexta melhor incubadora da América Latina.

Fontes: Prof. Osvaldo Carioca, diretor-presidente do PADETEC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Williams Pereira, superintendente financeiro do PADETEC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.