Reitor autoriza implementação de teletrabalho nas pró-reitorias da UFC; novo regime de trabalho iniciará em 1º de julho

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, assinou, na manhã desta terça-feira (6), documento que autoriza a execução do teletrabalho nas sete pró-reitorias da Instituição. O início das atividades no novo regime começará no dia 1º de julho.

Com isso, além da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e da Coordenadoria-Geral de Auditoria (CGDAUD) da UFC, que já estão no programa desde janeiro deste ano, passam a integrar o processo as sete pró-reitorias da Universidade. São elas: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Pró-Reitoria de Extensão (PREX), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER).

Imagem: três homens conversam em torno de uma mesa

Na ocasião, o reitor destacou a importância do processo, que vem sendo implementado na Instituição paulatinamente, com avaliações periódicas que garantam a eficácia do programa. “O teletrabalho não significa que a pessoa não está trabalhando, pelo contrário, ele permite que a pessoa adéque melhor seu trabalho, suas relações familiares, mas com aumento de produtividade. Isso tem sido respondido de maneira muito satisfatória”, destacou.

Confira entrevista concedida à UFCTV sobre o assunto.

Segundo o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, o avanço do teletrabalho na Universidade é uma conquista para os servidores técnico-administrativos e também para a própria Instituição, que se moderniza sem perder a qualidade dos serviços prestados.

Desde o mês passado, representantes das pró-reitorias e da Comissão Permanente de Avaliação e Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) participam de reuniões para planejar a implementação do regime nas unidades.

Com a autorização das propostas de teletrabalho, cada pró-reitoria iniciará, agora, a seleção dos servidores que participarão do programa. Todo o processo de elaboração de propostas, seleção de participantes e avaliação da implementação é orientado pela Comissão Permanente de Avaliação e Acompanhamento do PDG.

De acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Veras, os servidores técnico-administrativos podem optar, com a anuência do gestor, por um dos três regimes de teletrabalho: totalmente remoto, híbrido ou presencial (quando o servidor vai presencialmente ao local de trabalho sem a necessidade de registrar o ponto). Nas duas primeiras modalidades, porém, é preciso ter um aumento em 20% da produtividade atual.

SAIBA MAIS – A execução do teletrabalho na UFC iniciou em janeiro deste ano como fase-piloto na Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e na Coordenadoria-Geral de Auditoria (CGDAUD) da UFC. Após três meses de testes, os dois setores apresentaram à Comissão Permanente de Avaliação e Acompanhamento do PDG relatórios de ambientação do programa, os quais foram analisados e aprovados pela Reitoria no início de maio.

Mais informações sobre a implantação do teletrabalho na UFC estão disponíveis no site teletrabalho.ufc.br.