CAPES aprova novos mestrados e doutorados no Centro de Tecnologia, FEAAC e Campus de Russas da UFC; confira quais

A Universidade Federal do Ceará acaba de ampliar sua oferta de cursos de pós-graduação. Foi aprovada, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a criação do Doutorado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo e Design, vinculado ao Centro de Tecnologia (CT) da UFC, em Fortaleza; do Doutorado Profissional em Economia, na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), também na Capital; e do Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil do Campus de Russas.

Com a novidade, além de incrementar a pós-graduação em Fortaleza, a UFC segue expandindo sua oferta para o Interior. O Mestrado em Engenharia Civil do Campus de Russas é o primeiro dessa unidade acadêmica, que é uma das mais “jovens” da UFC, inaugurada efetivamente em 2014.

Imagem: Fachada da Reitoria

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Prof. Rodrigo Porto, esse é mais um marco para a Universidade. “O Campus de Sobral já tem cursos de pós, Quixadá também já tem, e Russas dá seu primeiro passo, seguindo a mesma trajetória. Isso mostra o amadurecimento do campus, que vai beneficiar tanto estudantes e professores de lá quanto de outras regiões”, afirmou.

O Prof. Rodrigo Porto parabenizou, ainda, o CT e a FEAAC pelas conquistas e lembrou que a criação de novos cursos de pós-graduação reverbera na qualidade da graduação. "Sempre há um impacto positivo, na medida que professores envolvidos com a pós estão sempre se aperfeiçoando, estudando assuntos de ponta, em contato com temas da fronteira do conhecimento", explicou.

NOVAS AVALIAÇÕES – Os três novos mestrados e doutorados da UFC foram aprovados após a análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, cujo resultado foi publicado no dia 7 de junho.

Nessa avaliação do CTC-ES, foram analisadas 1.054 propostas de cursos de pós-graduação em todo o País, das quais 6 foram da UFC. As 3 já aprovadas seguirão para homologação do ministro da Educação, Camilo Santana. A partir daí, os cursos terão até 12 meses, prorrogáveis por igual período, para lançar editais e dar início a seu efetivo funcionamento.

Imagem: Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)

As outras três propostas da UFC analisadas nesse ciclo precisarão passar por uma reavaliação da CAPES. São elas: a do Mestrado Profissional em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação; do Doutorado Acadêmico em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil; e do Mestrado Acadêmico em Neurociências. Os pedidos de reconsideração serão enviados pela UFC até 6 de julho.

Conforme o pró-reitor da PRPPG, trata-se de um processo natural. A pró-reitoria, juntamente com as unidades proponentes, irão analisar os pareceres dos consultores da CAPES para avaliar a melhor forma de reverter o resultado e amadurecer as propostas enviadas. “Essa análise detalhada à qual teremos acesso é valiosa para novas tentativas”, explicou.

Além disso, outras 11 propostas de novos cursos de pós-graduação, enviadas pela UFC, ainda serão analisadas pela CAPES, ao longo deste ano, conforme cronograma do órgão.

Na avaliação do CTC-ES são consideradas: a adequação do curso ao desenvolvimento regional e nacional e sua importância socioeconômica, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica. Também se observa se o curso terá a infraestrutura de ensino e pesquisa adequada, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados.

Fonte: Coordenadoria de Ensino da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: (85) 3366 9902