Capacete Elmo é finalista em prêmio internacional; invento foi criado na pandemia com participação da UFC

O Elmo, capacete de respiração assistida desenvolvido no Estado com a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, é um dos finalistas do Prêmio Euro: Inovação na Saúde, considerado o mais importante da medicina nacional e que agora tem abrangência internacional. Nesta segunda edição da comenda, que passa a reconhecer as grandes inovações da área médica em 17 países da América Latina, o invento cearense concorreu com mais de 850 projetos. Na primeira edição da premiação, em 2020, o grande vencedor foi a pesquisa com pele de tilápia, conduzida na UFC.

O Prêmio Euro é patrocinado pela multinacional farmacêutica Eurofarma, que distribuirá 1 milhão e 50 mil euros com a comenda. Nas etapas iniciais da competição, foi feita uma seleção das iniciativas por uma consultoria especializada em premiações e por um comitê técnico formado por médicas e médicos, que, ao fim, elegeram os 15 finalistas em quatro categorias. A partir de agora, inicia-se a fase de votação on-line, que deve ser realizada por médicos e médicas dos 17 países competidores. Os votos devem ser registrados no site da premiação. O prazo de votação se encerra no dia 28 de junho.

Imagem: capacete Elmo em cima de uma mesa

Os votos pela Internet vão definir três vencedores de cada uma das categorias, totalizando 12 ganhadores, dos quais 11 receberão prêmios de 50 mil euros. O vencedor escolhido como Iniciativa Destaque, que é o grande prêmio, receberá 500 mil euros. O capacete Elmo concorre com outros 14 projetos na categoria Inovação Tecnológica Aplicada à Saúde.

O capacete Elmo foi desenvolvido para suporte respiratório a pacientes hospitalizados com covid-19, em uma iniciativa que reuniu, além da academia, o governo estadual e o setor produtivo. Cerca de 11 mil unidades foram distribuídas no Brasil, beneficiando mais de 40 mil pacientes. Medida pela ausência de intubação dos pacientes, a taxa de sucesso do equipamento é de 66%.

OUTRAS PREMIAÇÕES – A equipe responsável pela criação do equipamento já foi agraciada com a Medalha da Abolição, maior honraria concedida pelo Estado do Ceará, em março do ano passado. No mesmo mês, foi eleito o melhor case de inovação do Brasil durante o 9º Congresso de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em setembro de 2021, a iniciativa já havia recebido o troféu Destaque Inovador do I Prêmio Otimista de Inovação, concedido pelo Grupo Otimista de Comunicação.

O capacete Elmo surgiu de uma articulação entre a administração superior da Universidade Federal do Ceará e o Ministério Público Estadual, o qual disponibilizou recursos para que fosse realizado o projeto. A partir das conversações iniciadas, foram buscados novos atores para a concretização da ideia, constituindo uma equipe interinstitucional com DNA cearense, reunindo universidades, Governo do Estado e setor produtivo. Estiveram envolvidos na idealização e desenvolvimento do Elmo, além da UFC, a Secretaria da Saúde do Estado (SESA), a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-Ceará), a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e a Esmaltec.

PELE DE TILÁPIA – A primeira edição do Prêmio Euro , ocorrida em 2020, teve como grande vencedora a pesquisa “A pele de tilápia: um novo biomaterial para tratamento de queimaduras, feridas, cirurgias ginecológicas e medicina regenerativa”, realizada no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará.

As pesquisas sobre uso da pele de tilápia na saúde são coordenadas pelo Prof. Odorico de Moraes, docente do Departamento de Fisiologia e Farmacologia e diretor do NPDM, e pelo médico Edmar Maciel, pesquisador do NPDM e presidente do Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ), vinculado ao Instituto Dr. José Frota (IJF) ‒ hospital municipal de Fortaleza que é referência no tratamento de queimados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.