Procurar no portal

Núcleo publica cartilha sobre planejamento reprodutivo de pessoas que vivem com HIV/AIDS

O Núcleo de Estudo em HIV/AIDS e Doenças Associadas (NEAIDS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Ceará, lançou cartilha educativa on-line com orientações para o planejamento reprodutivo de pessoas que vivem no contexto do vírus da imunodeficiência humana (HIV). O e-book é gratuito e pode ser baixado no Repositório da UFC.

Imagem: ilustração de família com homem, mulher, criança e bebê

A cartilha contém informações de planejamento familiar para pessoas ou casais que desejem ou não ter filhos e estão inseridos no contexto de HIV, quando um ou ambos vivem com o vírus. Intitulado Tirando dúvidas sobre planejamento reprodutivo diante do HIV, o e-book foi produzido por Ana Karoline Bastos Costa, egressa do PPGENF e membra do NEAIDS, sob orientação da Profª Marli Galvão, do Departamento de Enfermagem da UFC.

“As pessoas que vivem com HIV têm direito a continuar suas vidas em todos os aspectos, dentre eles o direito de desejar a maternidade e paternidade, sendo essa uma demanda que deve ser respeitada e considerada pelos profissionais de saúde. O Código de Ética Médica menciona em seu artigo 42 o direito que todo cidadão tem de decidir sobre ter ou não filhos, sendo vedado ao profissional médico desrespeitar o direito da pessoa de decidir sobre métodos conceptivos ou contraceptivos, cabendo-lhe ainda explicar sobre as indicações, segurança, reversibilidade e risco de cada método”, explica a Profª Marli Galvão.

Fonte: Profª Marli Galvão, do Departamento de Enfermagem da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300