IX Semana de Inclusão e Acessibilidade da UFC recebe inscrições até 19 de junho

Seguem abertas, até o dia 19, as inscrições para a IX Semana de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará. Com o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre as políticas, as práticas e os desafios da inclusão e da acessibilidade na educação superior, o evento é uma realização da Secretaria de Acessibilidade da UFC.

Imagem: pessoa cega, usando bengala, caminhando pelo corredor da Reitoria da UFC

As ações da semana serão realizadas no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), de 28 a 30 deste mês, das 8h30min às 17h. A programação conta com palestras e mesas-redondas sobre temas como “Lei de cotas para pessoas com deficiência no ensino superior”; “Tecnologia assistiva e Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA); “Ações institucionais em prol de uma cultura inclusiva”. Haverá ainda apresentação de trabalhos.

A participação no evento é gratuita e aberta à comunidade. Interessados em apresentar trabalhos devem submeter um resumo simples até 19 de junho, sobre um dos eixos: Lei de Cotas para pessoas com deficiência no ensino superior – cinco anos de implementação; ações institucionais em prol de uma política e cultura inclusiva no ensino superior; aprendizagens e desafios ao trabalhar com estudantes com TEA e DI no ensino superior; tecnologia assistiva: contribuições para a permanência de estudantes com deficiência no ensino superior; e deficiência sensorial: pesquisas e adaptações no ensino superior.

Os trabalhos serão avaliados pela comissão técnico-científica da IX Semana, que irá divulgar, no dia 26 de junho, no site da Secretaria de Acessibilidade, a lista de trabalhos selecionados para apresentação oral durante o evento.

Mais informações sobre inscrições, bem como detalhes acerca da apresentação de trabalhos estão disponíveis no Edital nº 03/2023, da Secretaria de Acessibilidade da UFC. O edital  está disponível também na versão em libras: