Reitor assina ordem de serviço para obra de conclusão do bloco do Departamento de Letras-Libras

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, assinou, na manhã desta quinta-feira (15), ordem de serviço para a execução da terceira e última fase da construção do bloco do Departamento de Letras-Libras e Estudos Surdos, localizado na área 1 do Centro de Humanidades, no Campus do Benfica, em Fortaleza. A etapa incluirá a conclusão das salas de aula, com instalações elétricas e de ar-condicionado, e construção de caixas de elevadores.

A edificação do bloco teve início em 2013, mas foi paralisada em 2016. Com a retomada, a fase de conclusão da obra, orçada em R$ 1,75 milhão, será executada pela empresa HK Serviços de Construção Ltda. e gerenciada pela Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra). A estimativa de conclusão do trabalho é de seis meses, com a inauguração do prédio prevista para o início de 2024.

Imagem: Mesa de reunião com o reitor Cândido Albuquerque e demais autoridades acadêmicas na assinatura da ordem de serviço

“Sentimos a necessidade de finalizar essa obra, um passivo onde já foram gastos quase 4 milhões de reais, que precisava ser concluída para atender o Centro de Humanidades, que tanto clama por espaços físicos, principalmente para esse público que precisa de um espaço adequado para suas necessidades”, explicou o Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração.

“Estamos chegando ao fim de uma gestão que, a meu ver, deixa vários legados, principalmente de união. Procuramos entregar uma Universidade com o menor número de passivos possível em todos os aspectos, levando em consideração que atravessamos integralmente uma pandemia, e ainda diminuímos muitos outros que existiam”, declarou Glauco Lobo, vice-reitor da UFC.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Fazendo um balanço dos quatro anos de seu reitorado, Cândido Albuquerque assinalou as conquistas alcançadas pela Universidade no âmbito da pós-graduação, do desempenho em rankings internacionais e da concessão de patentes de inovação tecnológica. O dirigente máximo também agradeceu aos gestores presentes à assinatura da ordem de serviço, reconhecendo a competência, a coragem, a disposição pessoal para realizar e o amor pela UFC.

"São 52 obras de grande porte que estamos deixando prontas, e nenhuma que a gente tenha começado e não tenha terminado. Sou grato pelo privilégio de termos compartilhado esses quatro anos extremamente bem-sucedidos da nossa Universidade. É algo que levarei sempre comigo, não importa o que farei daqui para frente, os caminhos que tomar, eu vou lembrar disso. É muito bom a gente concluir com esse sentimento de dever cumprido", ponderou.

Assista à entrevista com Renato Guerreiro, coordenador de Projetos e Obras da UFC Infra: