Projeto Solarius é destaque em apresentação de pitches do Desafio de Inovação UFC e BGU

Após a etapa de apresentação final de pitches das equipes participantes do Desafio de Inovação UFC e BGU, realizado pela Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Ben-Gurion (BGU), de Israel, ocorrida no último dia 5, o projeto Solarius foi selecionado para participar de um Round Table, que acontecerá de 18 a 24 de julho, em local a ser divulgado posteriormente.

Participam do Solarius, projeto voltado para energia solar, os estudantes Letícia Trajano, do Curso de Direito da UFC; Gustavo Brandão, do Curso de Engenharia Elétrica do Campus da UFC em Sobral; Dar Azriel, do Curso de Recursos Humanos da BGU; e Shahar Beil, do Curso de Engenharia de Computação da BGU.

Imagem: o desenho de um raio branco em um fundo preto. Abaixo do raio, a palavra Solarius, em caixa alta, também na cor branca

Para Letícia Trajano, o Desafio de Inovação permitiu unir o direito ambiental e o direito tributário como instrumentos de transformação social em face do movimento da justiça climática. Já para Gustavo Brandão, o destaque recebido pelo Solarius é mais um passo em direção à acessibilidade da maior parte da população à energia limpa. "A competição me proporcionou entender como melhorar um sistema consolidado para que possa ser acessível para mais pessoas; a engenharia é capaz de tornar isso realidade", reitera o estudante.

Voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, o Desafio de Inovação UFC e BGU é um desdobramento da parceria firmada no fim do ano passado entre as duas instituições, que contempla pesquisa conjunta e intercâmbio de estudantes e professores.

O evento do dia 5 de junho ocorreu de forma on-line com estudantes e professores/coordenadores do Brasil e de Israel. Das 10 equipes inicialmente previstas, seis se apresentaram na seletiva final do Desafio. O objetivo da competição era identificar oportunidades de inovação em áreas de baixa tecnologia, levando a maiores níveis de produtividade, de inclusão e de renda e à diminuição de desigualdades econômicas ou sociais regionais, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A temática da competição foi "Inovando em atividades de baixa tecnologia", com foco em projetos que propõem soluções inovadoras, pautadas em simplicidade e funcionalidade e que utilizam poucos recursos.

A Comissão Organizadora do Desafio de Inovação UFC e BGU é liderada pelo coordenador de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC, Bruno Matos. Compõem ainda o grupo, pela UFC, o administrador do Escritório de Projetos da PROINTER, Yago Romeiro, e o coordenador de Empreendedorismo da PROINTER, Prof. Abraão Saraiva. Já pela BGU participam o doutorando em Economia Liran Maymoni e o professor emérito do Departamento de Gestão de Negócios da BGU, Raphael Bar-El.

Fontes: Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Yago Romeiro, administrador da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.