Com investimento de R$ 9,4 milhões e presença de ministro, Complexo Hospitalar da UFC inaugura quatro instalações

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vai inaugurar na segunda-feira (19) quatro instalações: as enfermarias das Clínicas Cirúrgicas, o Ambulatório Materno-Fetal, a sala de arquivos do Centro de Pesquisas Clínicas e a Casa Viva, local voltado à qualidade de vida e à saúde do trabalhador.

Cerca de R$ 9,4 milhões foram investidos nas obras, oriundos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, o REHUF. A cerimônia de entrega contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente da EBSERH, Arthur Chioro.

Imagem: Novos leitos do HUWC

O superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Carlos Augusto Alencar Junior, salienta que “a inauguração desses espaços contempla a assistência, o ensino, a pesquisa e a qualidade de vida dos trabalhadores", pilares reforçados pelo Complexo.

Conforme ele explica, as novas enfermarias cirúrgicas e o ambulatório proporcionam ambientes acolhedores e adequados para pacientes e profissionais; a sala de arquivos permite, ao ensino e à pesquisa, melhores condições para resguardar as informações dos estudos científicos conduzidos por pesquisadores e docentes, além de um estúdio para produção de aulas e material didático; e, por fim, a Casa Viva reflete a importância do cuidado e valorização dos colaboradores.

CONHEÇA A ESTRUTURA DOS NOVOS ESPAÇOS

Enfermarias das Clínicas Cirúrgicas: localizada no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), a obra foi finalizada neste mês com 30 leitos para a Clínica Cirúrgica I e 30 para a Clínica Cirúrgica II, aumentando em cerca de 30% a capacidade de atendimento. O investimento total das duas etapas (Unidade de Transplante Hepático – inaugurada em março de 2022 – e Clínicas Cirúrgicas) foi de mais de R$ 8,5 milhões (dos quais aproximadamente R$ 5 milhões referentes à segunda etapa).

Ambulatório Materno-Fetal: situado na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o local traz mais conforto e segurança em uma infraestrutura física adequada para a assistência às pacientes, com Unidade de Imagem e Métodos Gráficos, onde são realizados os atendimentos de ultrassonografia, mamografia, histeroscopia, estudo urodinâmico e ecocardiograma. A obra, iniciada em 20 de junho de 2022, foi concluída em abril de 2023, custando aproximadamente R$ 497 mil.

Arquivos do Centro de Pesquisa Clínica: instalada no primeiro andar das Policlínicas Especializadas (Ilhas), trata-se de uma estrutura física para arquivamento de documentos, com estantes deslizantes, acesso restrito, proteção contra fogo, água, inundações e pragas. A obra foi iniciada em 20 de junho de 2022 e entregue em 26 de abril de 2023, compreendendo recursos da ordem de R$ 380 mil (considerando aditivo em curso, totalizará R$ 419 mil).

Casa Viva: iniciativa inovadora que coloca os colaboradores no protagonismo do cuidado, o equipamento que está sendo entregue funcionará em um imóvel alugado na rua Professor Costa Mendes, 1573. O espaço foi adaptado para uma academia de ginástica, onde será possível atender até 315 colaboradores em atividade física regular até duas vezes por semana.

No local, também funcionam o atendimento psicológico e as salas para práticas de relaxamento e de atividades em grupo, gerenciadas pelo Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, coordenado pela Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador. O investimento em equipamentos foi de R$ 48 mil. Segundo a gerente administrativa, Eugenie Néri, a Casa Viva é "um espaço dedicado a cuidar de quem cuida. Com ele, o Complexo materializa sua preocupação com o bem-estar dos colaboradores e residentes".

Imagem: Porta aberta em primeiro plano com vista para a enfermaria

SOBRE A EBSERH – O Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, fazem parte da Rede EBSERH desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a EBSERH foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

SERVIÇO

Inauguração das enfermarias das Clínicas Cirúrgicas, do Ambulatório Materno-Fetal, da sala de arquivos do Centro de Pesquisas Clínicas e da Casa Viva do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH
Quando: 19 de junho
Horário: 8h
Local: Hospital Universitário Walter Cantídio (rua Pastor Samuel Munguba, 1290, Rodolfo Teófilo – entrada pela portaria da Administração Central)

Fontes: Ludmila Wanbergna, chefe da Unidade de Imprensa e Informação Estratégica para as regiões Norte e Nordeste da EBSERH – fones: (85) 3366 8183 e 98803 8843 /e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Marina Nunes, chefe substituta da Unidade de Comunicação Regional para o Ceará – fones: (85) 3366 8183 e 98818 2791 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.