Programação no CT celebra Dia Internacional das Mulheres na Engenharia em 23 de junho

O Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará se integra mais uma vez às comemorações do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia (DIME), celebrado em 23 de junho. O evento, criado pela Women's Engineering Society (WES), do Reino Unido, em 2014, terá sua sétima edição no CT, com uma programação de palestra e roda de conversa. Neste ano, o tema oficial é “Make safety seen” (Faça a segurança ser vista).

O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia tem o objetivo de fortalecer o espaço das mulheres na engenharia e reduzir as desigualdades de gênero na área. Na oportunidade, são abordadas questões relacionadas a equidade de gênero na engenharia, trabalho e sucesso de engenheiras e incentivo a jovens mulheres para que sigam carreira nessa área.

Imagem: O evento estimula a formação de mais mulheres na engenharia e busca reduzir as desigualdades de gênero na área (Imagem: Divulgação)

Confira a programação da sétima edição do DIME no Centro de Tecnologia da UFC em 23 de junho. É aberta à comunidade e não precisa fazer inscrição

14h30min – Abertura musical com Maria Luísa, estudante de Engenharia Ambiental;

14h50min – Mensagem de boas-vindas do diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Carlos Almir Monteiro de Holanda;

15h – Palestra "Violências contra as mulheres", com a secretária-executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado do Ceará, Raquel Andrade;

16h – Roda de conversa "Seguranças e inseguranças vivenciadas pelas mulheres nas engenharias", mediada por Yangla Oliveira, responsável pelo Núcleo de Orientação Educacional do CT, com participações da estudante Teresa Caldas (do Curso de Engenharia de Energias Renováveis); das professoras do CT: Áurea Holanda (coordenadora do projeto de extensão Professoras na Escuta e docente do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica), Diana Azevedo (vice-diretora do CT e docente do Departamento de Engenharia Química), Hilma de Vasconcelos (coordenadora do Projeto Mulheres em C&T e docente do Departamento de Engenharia de Teleinformática) e da palestrante Raquel Andrade.

A programação está prevista para encerrar às 17h.

O evento é uma realização dos projetos de extensão Enedinas e Mulheres em C&T, ambos do CT, e do capítulo estudantil do American Institute of Chemical Engineers (AICHE), vinculado ao Curso de Engenharia Química. Desde sua primeira edição na UFC, em 2017, o evento tem o apoio da diretoria do CT.

Fonte: Yangla Oliveira, responsável pelo Núcleo de Orientação Educacional do CT e integrante da comissão organizadora do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.