Exposição comemorativa “Descartes Griô Profeta” no MAUC segue em cartaz até 6 de outubri

O Museu de Arte da UFC (MAUC) realizou a abertura da exposição Descartes Griô Profeta, comemorativa dos 80 anos do artista cearense Descartes Gadelha, no dia 17 de junho, das 9h às 13h, com a presença do artista. Na ocasião, haverá a apresentação do Maracatu Solar, grupo do qual Gadelha participa como compositor e músico. A exposição é aberta ao público e ficará em cartaz até 6 de outubro.

Imagem: Cartaz com fundo branco e imagem de tela

Na exposição comemorativa Descartes Griô Profeta, são apresentadas as obras doadas ao MAUC pelo artista entre os anos de 1970 e 2018. A seleção de aproximadamente 250 obras privilegiou pinturas e esculturas em detrimento de estudos, desenhos e gravuras. As coleções Caldeirão de Fé, Cicatrizes Submersas, Catadores do Jangurussu, Cheiradores de Cola, Iracemas, Morenos e Coca-Colas, De um Alguém para Outro Alguém compõem um atlas mais amplo possível da produção de Descartes Gadelha do acervo do MAUC.

A curadoria é do professor do Instituto de Cultura e Arte da UFC, Wellington Jr. (Tutunho), do Prof. Joubert Arrais e Eliezer do Nascimento. A opção por não identificar os trabalhos artísticos ao longo do percurso expositivo propõe uma relação mais imediata com as obras e a expografia, baseada em processos de obliteração e acumulação, a exemplo da Capela Sistina, salões de arte oitocentista, ateliês, igrejas barrocas.

O MAUC está localizado na avenida da Universidade, 2854, Benfica, e a visitação ocorre de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h, e em sábados previamente divulgados, das 9h às 13h. Para agendar visitas de grupos à exposição com mediação do Núcleo Educativo do MAUC (NEMAUC), é necessário preencher formulário disponível no site do museu. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

A realização da exposição é do Museu de Arte da UFC, do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES-UFC) e do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA).

Fonte: Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – fone: (85) 3366 7481