Modernização da estação de tratamento de esgoto do Campus do Pici estará pronta até agosto

Com um orçamento de R$ 485 mil, as obras de reestruturação e modernização da estação de tratamento de esgoto (ETE) do Campus do Pici deverão estar concluídas até o mês de agosto deste ano. A estação realiza o tratamento de todos os efluentes produzidos pelo campus.

A obra inclui a recuperação estrutural e eletromecânica da ETE, deixando-a funcional para o cumprimento de todas as exigências da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), que determina o tratamento e a análise diária do esgoto tratado. Além da reforma, está em curso a licitação da empresa que fará a operação e a manutenção do equipamento. O custo destes serviços deverá ser de cerca de R$ 400 mil anuais à UFC.

Imagem: quatro homens observam prédio branco

Na tarde da última terça-feira (13), o reitor Cândido Albuquerque e o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, visitaram as obras. “A motivação principal dessa reestruturação da estação é o nosso compromisso com o meio ambiente. Respeitando as leis correspondentes, nós queremos garantir um funcionamento ambientalmente sustentável para o campus”, defende o reitor.

A reforma da ETE foi avaliada como prioritária em 2019, mas, com o início da pandemia, os recursos que seriam destinados a ela foram redirecionados para as ações de enfrentamento da covid-19, explica Albuquerque. “Há dois anos, retomamos essa obra: primeiro, fazendo o projeto, depois, a licitação, a contratação e o início da obra. E, até agosto, entregaremos mais essa ação concluída à sociedade”, relata.

Imagem: prédio branco em torno de árvores

AS OBRAS – Segundo o coordenador de Projetos e Obras da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC Infra), Renato Guerreiro, as obras já estão próximas de sua conclusão. As estruturas de aço, que estavam oxidadas, foram restauradas, assim como os registros de água. Foram instalados o quadro de comando e as bombas de elevação e, em breve, serão fixados os aeradores, que fazem o tratamento do esgoto, os quais devem chegar em até uma semana. Foram postos ainda novos gradis e pontos de iluminação para garantir mais segurança da estação.

Fonte: Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.