PRAE realiza formação sobre tecnologias digitais para estudantes de graduação e de pós-graduação
- Segunda, 19 Junho 2023 14:44
Teve início na última sexta-feira (16), no Núcleo de Pesquisas e Estudos Regionais da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará, uma formação multidisciplinar para estudantes de graduação e de pós-graduação com enfoque no letramento digital. Coordenada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a atividade reuniu membros do Observatório de Políticas Públicas da Educação – Ensino Superior, do projeto Formação Docente Digital para os usos do Chromebook no município de Fortaleza (CE), vinculado à FACED, e participantes do Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA).
Com duração de três meses, a ação abordará ainda temas como escrita acadêmica e políticas públicas. O objetivo é fomentar tanto competências acadêmicas, como a elaboração de trabalhos para os Encontros Universitários, quanto profissionais nos alunos. “Nessa formação interdisciplinar vamos abordar habilidades como cooperação, trabalho em equipe e liderança, que são essenciais para ser um bom profissional nos dias de hoje”, destacou o coordenador de Assistência Estudantil, Prof. César Pontes.
Outro propósito da iniciativa é habilitar bolsistas para atuar nas escolas como monitores de formação docente. Explica a Profª Lis Martins, da FACED, que a percepção das dificuldades com o uso da tecnologia por parte dos professores da rede pública, ao longo da pandemia, motivou a criação do treinamento sobre o uso do Chromebook. “Os professores da rede pública receberam computadores com o pacote Google e outros aplicativos, como o Canva, e muitos deles não usaram porque não sabiam mexer. Então a ideia é que os bolsistas que estão aqui atuem nas escolas orientando o uso das ferramentas e mídias digitais”, detalhou. A Escola Municipal Paulo Sérgio de Sousa Lira, no bairro Passaré, será a primeira a receber os bolsistas.
A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Nadja Dutra, esteve na ocasião recepcionando os participantes e enfatizou a vivência ativa da vida acadêmica através do engajamento em atividades de pesquisa e extensão. “É muito importante a questão do pertencimento à Universidade, para que o aluno siga em frente e perceba que o estudo tem poder transformador na vida de cada um”, afirmou.
Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – fone: (85) 3366 7440