Pesquisadores do Campus de Crateús desenvolvem aplicativo voltado à gestão e segurança de barragens

Os pesquisadores Allysson Allex Araújo e Antonio Jefferson Macedo, do Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús, desenvolveram o SisBarragens, aplicativo que busca auxiliar, por meio da tecnologia, os profissionais que costumam preencher dados técnicos de inspeção de barragens em checklists impressos.

Imagem: parede de açude

A proposta visa aprimorar a gestão de barragens e a segurança desses reservatórios, que são essenciais para o abastecimento de água potável, a irrigação agrícola, o controle de enchentes e a produção de energia elétrica. De acordo com relatório publicado em 2022 pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), há 187 barragens de 22 estados brasileiros em situação crítica.

EXPERIÊNCIA – Segundo Jefferson Macedo, egresso do Curso de Sistemas de Informação da UFC, a ideia surgiu quando ele foi indagado pelo Prof. Allysson sobre a possibilidade de explorar uma pesquisa no trabalho de conclusão de curso (TCC) que envolvesse transformação digital na área de barragens, tendo em vista a oportunidade de também colaborar com os cursos de engenharia do Campus de Crateús.

Além disso, ambos estavam sensibilizados com o desastre do rompimento da barragem de Brumadinho (MG), ocorrido em 2019. A partir disso, o então estudante de graduação e o docente que o orientou aprofundaram os estudos sobre segurança de barragens e começaram a pensar em saídas para beneficiar a sociedade. “Apesar dos percalços no caminho, todo o esforço destinado à ideação e criação do SisBarragens valeu a pena e estamos agora colhendo os frutos”, pondera.

Imagem: Foto com as telas de três celulares com janelas do aplicativo SisBarragens em funcionamento

Durante o curso, Jefferson obteve fomento do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI) da UFC e participou de diversos eventos e treinamentos na área de empreendedorismo. “Ter participado de programas de apoio ao empreendedorismo e à inovação foi fundamental para estruturar as ideias, o modelo de negócio e entender o mundo do empreendedorismo, que até então só conhecia de forma teórica em disciplinas na Universidade. Esse tipo de experiência na graduação foi um diferencial para minha visão de futuro e trouxe uma maturidade de mercado valiosa”, finaliza.

CONQUISTA – Para o Prof. Allysson Allex, as motivações principais dessa pesquisa advieram dos estudos interdisciplinares, da aproximação entre os cursos de tecnologia da informação e das engenharias, ofertados pela UFC no Campus de Crateús, e dos impactos sociais, econômicos e ambientais oriundos dos rompimentos de barragens. Ao fim de processos semelhantes, o professor avalia que os alunos adquirem habilidades importantes para a trajetória profissional deles.

Imagem: Foto posada de cinco pessoas recebendo troféus com os prêmios para os melhores trabalhos apresentados no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

O Prof. Allysson e Jefferson Macedo tiveram um artigo premiado no XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) de 29 de maio a 1º de junho deste ano, em Maceió (AL). O artigo “SisBarragens – um aplicativo mobile para apoio à inspeção de barragens de acumulação de água” foi avaliado como o melhor trabalho da Seção I da Trilha de Indústria e Inovação em Sistemas de Informação (SI) do encontro. Ambos os pesquisadores integram o Grupo de Estudos em Sistemas de Informação e Inovação Digital (GESID) da UFC, que é coordenado pelo Prof. Allysson Allex. O texto está disponível gratuitamente para leitura nos anais do evento

“Ficamos lisonjeados com a premiação do SBSI pelo prestígio concedido. Acreditamos que tal prêmio demonstra o potencial do Campus de Crateús rumo à produção científica de qualidade e relevante para a comunidade, mérito esse compartilhado pelos discentes, docentes e servidores técnico-administrativos, que tanto se esforçam para construir um ambiente de aprendizado enriquecedor”, afirma o docente.

Mais informações sobre o GESID podem ser encontradas no perfil do grupo no Instagram (@gesid_ufc).

Fonte: Prof. Allysson Allex Araújo, coordenador do GESID-UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.