FCPC, por meio de parceria com a FENASBAC, seleciona projetos de inovação tecnológica na área financeira

A Universidade Federal do Ceará, por meio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), assinou acordo de cooperação técnica com a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (FENASBAC) para apoiar o desenvolvimento de modelos de negócio baseados em inovação tecnológica na área financeira para o setor público.

Com isso, pesquisadores da UFC podem submeter projetos à FCPC e pleitear a participação em programas do ecossistema LIFT (Laboratório de Inovação Financeiras e Tecnológicas), coordenados pela FENASBAC e pelo Banco Central, para criação de tecnologias financeiras inovadoras ou melhorias para as soluções já existentes, beneficiando a sociedade e a economia.

Imagem: Os projetos devem visar à inovação do sistema financeiro ou a melhorias de soluções já existentes (Foto: divulgação)

Não há prazo para o envio de projetos, e a submissão à FCPC deve ser feita por um docente. Além do projeto, é preciso apresentar um plano de trabalho, detalhando como a proposta deverá ser desenvolvida. Após aprovação na fundação, o projeto é enviado para à FENASBAC que, por sua vez, aprova e submete a proposta à apreciação do Banco Central do Brasil.

O acordo entre a UFC e a federação se dá no contexto do LIFT Learning, programa coordenado pela FENASBAC e pelo Banco Central que une a indústria financeira às instituições de ensino superior para o desenvolvimento de soluções inovadoras que beneficiem o sistema financeiro nacional e a população.

A FCPC é uma fundação de apoio da UFC e tem entre suas atribuições dar suporte a projetos e ações de desenvolvimento da inovação e da pesquisa científica, criando condições propícias para que as instituições estabeleçam melhores relações com o ambiente externo.

O Banco Central, por sua vez, tem impulsionado, por meio da FENASBAC, o ecossistema de inovação financeira, através de laboratórios de inovação e programas de aceleração, em alinhamento com agenda estabelecida pelo Banco Central do Brasil, além de oferecer produtos e serviços direcionados para a qualificação profissional e a inovação tecnológica com foco na excelência profissional e empresarial.

Fonte: Unidade de Planejamento e Comunicação da FCPC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 3521 3430