Procurar no portal

Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais abre leque de serviços a empresas, modernizando laboratórios e ampliando pesquisas

Testes de corrosão, ensaios mecânicos, análises químicas e termodinâmicas e diversos outros serviços laboratoriais estão sendo ofertados ao mercado, desde setembro do ano passado, pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Com contratos já estabelecidos com empresas públicas e privadas, o departamento tem conseguido ampliar as oportunidades de capacitação dos alunos, elevar o volume de pesquisas no âmbito da graduação e pós-graduação e, além disso, modernizar os laboratórios com os recursos já arrecadados.

Os serviços são disponibilizados através dos Laboratórios de Ensaios Mecânicos (LEM), de Caracterização de Materiais (LCM) e de Pesquisa em Corrosão (LPC), com a coordenação dos professores do departamento, especialistas em distintas áreas da metalurgia, e com o envolvimento de técnicos e alunos.

Imagem: quatro pessoas em volta de um laptop analisando dados em laboratório

“Os serviços ofertados por nossos laboratórios apresentam várias vantagens, como a qualidade por meio da clareza, objetividade e precisão dos ensaios ou análises realizadas, os altos padrões de segurança e a aplicação das diferentes normas técnicas e da legislação, ou seja, há o selo de qualidade da UFC”, destaca o Prof. Mauro Cerra, que está à frente dessas atividades. “Mas, acima de tudo, há aqui a garantia de aprendizagem para os estudantes e de que os recursos obtidos serão reinvestidos nos laboratórios”, completa.

Conforme o professor, na última década, houve um aumento significativo de empresas do ramo industrial no Ceará que aplicam tecnologias sofisticadas, produzindo materiais que devem comprovar confiabilidade. Para garantir a produção de qualidade, assim como a segurança operacional, ambiental e do capital humano, essas empresas precisam realizar diversos testes, que agora podem ser solicitados à UFC.

Veja outras imagens dos laboratórios no Flickr da UFC

O professor salienta que os primeiros serviços externos à Universidade foram realizados para a empresa Transnordestina Logística S.A., em setembro de 2022. A empresa precisa constantemente verificar a solda das peças de ferrovia, para saber se ela está adequada para suportar o peso necessário, que chega a 150 toneladas. Segundo Cerra, esses testes, antes, eram feitos no Rio Grande do Sul. “Eles não sabiam que aqui, na UFC, tínhamos o maquinário necessário para realizar esses testes. Agora, estamos fazendo esse serviço, e a empresa não precisa mais pagar o frete das peças até o Sul do Brasil”, informa.

A partir daí, diversas outras empresas buscaram os serviços do departamento, como a Aço Cearense, a Gerdau, a Vibra Energia (antiga BR Distribuidora), a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo (ANP). “Com os recursos que já alcançamos com os serviços, pudemos fazer a manutenção e calibração de alguns equipamentos, que agora voltaram a estar funcionais”, destaca o professor.

Imagem: estudante em frente a equipamento no Laboratório de Pesquisa em Corrosão

AMPLIAÇÃO DE BOLSISTAS E PESQUISAS – Além disso, novos equipamentos também estão sendo adquiridos, permitindo, assim, a ampliação do conjunto de serviços que podem ser oferecidos. “É o efeito cascata: cada novo ensaio que fazemos nos proporciona realizar melhorias nos laboratórios, as quais nos permitem ofertar outros ensaios. Hoje, damos laudos desses ensaios, agregando valor aos nossos serviços”, analisa o engenheiro mecânico Davi Aires, que é servidor da UFC e faz a coordenação técnica no Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM).

Aires recebe as especificações dos serviços solicitados pelas empresas e avalia se o laboratório pode atendê-las. Também faz a manutenção de alguns equipamentos e orienta bolsistas no laboratório. “Antes de iniciarmos a oferta desses serviços, tínhamos dois bolsistas aqui no LEM. Agora, são mais de 20, contando com os voluntários e com os alunos que estão produzindo o trabalho de conclusão de curso [TCC]”, conta.

Um desses bolsistas é o aluno do nono período de Engenharia Metalúrgica Thomas da Silva. Ele já trabalhava na indústria e iniciou suas pesquisas para o TCC no laboratório, analisando a resistência mecânica de alguns tipos de solda. Em março, foi selecionado para ser bolsista e começou a contribuir com os serviços que começaram a ser realizados no LEM. “Eu tenho participado da gestão e manutenção das máquinas, assim como da operação e preparação das amostras, além de realizar treinamentos aqui no laboratório. Isso tem contribuído bastante para minha formação, pois consigo concatenar conhecimentos tanto da engenharia metalúrgica como da mecânica e da de produção. Isso me dá uma visão mais ampla da profissão e me abre o leque de áreas em que eu posso atuar”, avalia.

O Prof. Mauro Cerra adianta que, à medida que mais serviços vão sendo realizados, o departamento consegue ampliar o número de bolsas a serem ofertadas aos alunos. Outro ganho é que, com os equipamentos já existentes recebendo manutenção e modernização, além da aquisição de novas máquinas, permite-se a realização de pesquisas que até então não eram possíveis no departamento.

Imagem: equipamento de solda

O professor reforça que essas atividades contribuem para aumentar a interação entre o setor industrial e a comunidade acadêmica, garantindo serviços de qualidade a empresas locais e nacionais e, ao mesmo tempo, permitindo aos alunos a convivência com a realidade prática de problemas que são encontrados no cotidiano da indústria. “Essa integração capacitará diversos alunos, melhorando a qualificação da mão de obra necessária para ajudar no desenvolvimento do Estado do Ceará”, defende.

COMO SOLICITAR SERVIÇOS – Os serviços realizados pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais são faturados através da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF), entidade privada sem fins lucrativos, dedicada à prestação de serviços voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico. A solicitação de serviços deve ser feita ao setor de Gerenciamento e Serviços, pelo telefone (85) 3366 9358 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A lista completa de serviços pode ser encontrada no site do Laboratório de Ensaios e Materiais (LEM).

Fonte: Prof. Mauro Cerra, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais – fone: (85) 3366 9358 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300