UFC e SINDIÔNIBUS iniciam tratativas para estudo ergonométrico em catracas de transporte coletivo de Fortaleza

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu, na manhã desta terça-feira (20), em seu gabinete, representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (SINDIÔNIBUS) para discutir o apoio da Instituição em pesquisas sobre ergonometria em catracas de ônibus de Fortaleza.

O sindicato buscou a Universidade para colaborar em pesquisas que atestem a segurança e a acessibilidade em catracas mais “altas” no transporte público. Na ocasião, o presidente do SINDIÔNIBUS, Dimas Barreira, explicou que, com o intuito de evitar que alguns usuários do transporte coletivo “pulassem” a catraca, a entidade passou a aumentar a altura das roletas nos ônibus. De acordo com ele, ao aumentar em 40 centímetros a altura das catracas, a entidade observou “uma redução em quase 70% dos pulos” nas roletas.

Imagem: pessoas em volta de uma mesa em reunião

Por outro lado, usuários do transporte público começaram a reclamar de dificuldades em passar pelo dispositivo. Em abril deste ano, o SINDIÔNIBUS participou de reunião no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), junto com vereadores da capital cearense e representantes da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR), que resultou na suspensão de instalação de novas “catracas duplas” e na realização de estudos que garantam a viabilidade do projeto sem prejuízo à população.

“Mudamos um pouquinho o projeto da catraca antes de vir aqui [na UFC]. Tínhamos começado [a mudar o projeto] com um estreitamento da parte superior da catraca e o posicionamento do aparelho que valida o cartão”, comentou Dimas Barreira, solicitando ajuda da Universidade para o “desenho” desse novo formato da roleta.

Ao ouvir a demanda do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará, o reitor Cândido Albuquerque constatou que o projeto a ser estudado é a “cara a Universidade. É o saber melhorando a vida das pessoas. É a pesquisa aplicada”, defendeu.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Presente na reunião, o assessor do reitor e docente do Curso de Engenharia Civil da UFC, Prof. Ademar Gondim, informou que dois estudantes da Universidade, um do Curso de Arquitetura e Urbanismo e outro do Curso de Engenharia Civil, já estão desenvolvendo estudos sobre o assunto. A ideia seria, então, formalizar com o SINDIÔNIBUS um termo de cooperação sobre o tema.

A partir da reunião, ficou acordado que o SINDIÔNIBUS apresentará, nos próximos dias, uma minuta do projeto para ser analisada pela Universidade e, posteriormente, assinado o documento entre as partes.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Planejamento e Administração da UFC, Prof. Almir Bittencourt; o gerente de operações do SINDIÔNIBUS, João Luís Maciel; e a assessora jurídica e de Proteção de Dados do SINDIÔNIBUS, Odalea Sombra.