Pesquisa da UFC sobre documentação histórica do Theatro José de Alencar é premiada em congresso internacional

Pesquisa da Universidade Federal do Ceará sobre a documentação histórica do Theatro José de Alencar, conduzida pela equipe do Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Construções (LAREB), do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, recebeu a premiação Vitervo O’Reilly, de melhor artigo no XIX Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação das Construções (CINPAR 2023).

O evento foi realizado de 8 a 10 de junho na cidade de Sobral e contou com participantes do Brasil e do exterior na discussão sobre reabilitação e reforço de estruturas.

Imagem: Equipe premiada

Com o título ''Updating the documentation of a historic building: a case study of the José de Alencar theatre'' (“Atualização da documentação de um prédio histórico: um estudo de caso sobre o Theatro José de Alencar”, em tradução livre), a pesquisa aborda a atualização da documentação do equipamento cultural localizado em Fortaleza. Para tanto, foram utilizadas tecnologias de digitalização para o levantamento arquitetônico e metodologias de modelagem da informação da construção para modelagem 3D.

Através de técnicas de última geração, o teatro passou por um levantamento tridimensional de toda a sua estrutura, gerando uma moderna documentação que poderá ser usada para futuros projetos de manutenção e restauro, além de permitir que o edifício se torne objeto de visitação virtual.

O trabalho foi realizado por uma equipe multidisciplinar de professores e alunos do Curso de Engenharia Civil e do Curso de Ciência da Computação, ambos do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, além de professores e alunos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design, em Fortaleza.

O estudo integra o projeto Cientista Chefe da Cultura  Inovação para o Patrimônio Cultural do Ceará, com coordenação do Prof. Esequiel Mesquita, e conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT).

Assinam o artigo os seguintes pesquisadores: Mylene Vieira, Gilmário Ribeiro, Karina Alves, José Ermerson Barbosa, Henrique Isidorio, Thiago Martins, Brendda Karen Magalhães, Francisco Emerson Almeida, Eugênio Moreira e Esequiel Mesquita. O trabalho está disponível no site do Journal of Building Pathology and Rehabilitation.

Fonte: Campus da UFC em Russas – fone: (88) 3411 9234