Com investimento de R$ 990 mil, rede elétrica do Campus do Porangabuçu recebe melhorias

O Campus do Porangabuçu da Universidade Federal do Ceará concluiu as obras de adequação da rede elétrica, com investimentos que totalizam quase R$ 1 milhão. A unidade recebeu sistema de proteção elétrica (com a instalação de cubículo de média tensão com disjuntores), rede elétrica de média tensão, transformadores de potência e um grupo gerador e placas fotovoltaicas.

Imagem: placas fotovoltaicas em cima de telhado

O grupo gerador é destinado a atender à demanda do biotério do Porangabuçu e tem potência de 150 kVA. Já as placas fotovoltaicas foram colocadas na coberta do Restaurante Universitário daquele campus e têm potência instalada de 73 kWp. Além de produzir energia limpa, as placas deverão gerar uma economia de R$ 100 mil por ano nos gastos com energia elétrica.

“Essa é uma obra importante porque os sistemas de proteção e os transformadores trazem maior estabilidade para a rede elétrica. Já o grupo gerador, em caso de falta de energia da concessionária, entra justamente para fazer o restabelecimento, garantindo a continuidade do fornecimento da energia elétrica e das atividades desenvolvidas pelas unidades”, explica o coordenador de Projetos e Obras da UFC, engenheiro Renato Guerreiro. “A melhoria da qualidade do fornecimento, consequentemente, traz mais segurança para as instalações e equipamentos dos laboratórios e salas de aula”, complementa.

Fonte: Coordenadoria de Projetos e Obras da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC (UFC Infra) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.