Teatro Universitário da UFC celebra 58 anos com programação cultural de 26 a 30 de junho

Na próxima segunda-feira (26), o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, comemora 58 anos com a abertura do seminário temático Democracia em Cena, às 18h30min, seguida de apresentação do sarau Vozes em Performance, com os professores Ghil Brandão e Ricardo Guilherme.

Imagem: fundo branco e logo do evento comemorativo no TUPA com letras coloridas

A programação de aniversário do TUPA, aberta ao público e gratuita, segue até 30 de junho no palco do teatro e vai reunir docentes, discentes e artistas pesquisadores com apresentação da produção artística e acadêmica da UFC no campo das artes. Serão realizados espetáculos, palestras, mesas-redondas, conferências dançantes, oficina de capoeira, exibição de filme e feira de arte e gastronomia. Confira a programação completa aqui.

O teatro está localizado na avenida da Universidade, 2210, no bairro Benfica, região reconhecida como corredor cultural de Fortaleza. O TUPA é um equipamento cultural destinado à difusão da arte e da cultura, aberto à comunidade acadêmica e externa e às diversas atividades vinculadas à Secretaria de Cultura da UFC (SECULT UFC), bem como aos projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. O teatro oferece uma programação diversificada e de qualidade com espetáculos, shows musicais e apresentações artísticas.

HISTÓRIA – A trajetória do Teatro Universitário teve início em 1964, ano em que a Universidade Federal do Ceará adquiriu o antigo Teatro Santa Maria, que abrigou o Curso de Arte Dramática (CAD), criado em 1960 e dirigido pelo dramaturgo B. de Paiva, falecido em 2023, uma das maiores referências do teatro e da gestão cultural no País. Contudo foi inaugurado somente em 26 de junho de 1965 e durante décadas o CAD foi o principal curso de formação de atores do Estado do Ceará, acolhendo várias gerações de artistas.

Em 18 de fevereiro de 2010, começaram as atividades do Curso Superior em Artes Cênicas da UFC, no Instituto de Cultura e Arte da UFC, e o TUPA é até hoje o espaço para as aulas, ensaios, espetáculos e atividades do curso. Na sua trajetória, o teatro tem buscado sempre dar espaço e voz para diversos grupos e incluir os artistas, democratizando as artes na cidade.

Fonte: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno – fone: (85) 3366 7832 (WhatsApp) / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.