UFC e FNDE assinam termo para desenvolvimento de plataforma de governança dos programas de educação básica do País
- Sexta, 23 Junho 2023 16:54
O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, e a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), Fernanda Pacobahyba, assinaram, na tarde desta sexta-feira (23), termo de execução descentraliza (TED) para o desenvolvimento da Plataforma Big Data e Inteligência Artificial para Governança dos Programas de Educação Básica do FNDE. A reunião aconteceu na Reitoria da UFC, no Campus do Benfica.
O projeto tem o objetivo de desenvolver uma plataforma que integre e analise fontes de dados relacionadas com os programas e ações do FNDE, aplicando ciência de dados, inteligência artificial e áreas afins para análises descritivas, preditivas e prescritivas, usando Big Data. O programa de conectividade das escolas de ensino básico será utilizado como projeto-piloto para validar o impacto do uso da plataforma de dados na governança de um programa gerido pelo FNDE.
Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC
“O FNDE tem programas extraordinários para a educação básica e superior, como o Caminhos da Escola, que leva os meninos para a escola; o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que alimenta 40 milhões de crianças por dia no Brasil; o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), que passa pelo Fundo Nacional. Mas vejo um potencial muito pouco explorado no que concerne a dados. Então a decisão que tivemos de trabalhar com a UFC vem dos projetos que deram extremos resultados, liderados pelo Prof. José Macedo [do Departamento de Computação da UFC], com o Governo do Ceará. Ao avaliar com o ministro Camilo Santana, não poderíamos pensar em uma parceria melhor” declarou Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE.
A dinâmica do programa consistirá na aplicação da expertise da UFC no processamento e análise de dados de grande volume às informações sobre a educação básica brasileira mantidas pelo FNDE, autarquia vinculada ao Ministério da Educação, para transferência de recursos e apoio técnico aos estados e municípios.
Segundo o Prof. Cândido Albuquerque, “a UFC ficou muito feliz por saber que, quando o FNDE buscou uma instituição para a construção de uma plataforma de dados, lembrou-se da UFC por ter uma equipe capaz. Vemos muito no exterior que, quando o governo pensa em desenvolver tecnologia, busca nas universidades. Então fico muito feliz porque nesse processo a UFC vai ajudar no desenvolvimento do País e também vai se desenvolver”.
Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.