ICA promove edição de 2023.1 da Mostra Travessias da Cena, com apresentações até 14 de julho

O Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará promove a XXVII Mostra Travessias da Cena, em sua edição 2023.1, voltada a compartilhar as produções dos estudantes do curso de licenciatura em Teatro.

A mostra busca articular o fazer artístico, a pesquisa e a docência, destacando a relação entre teoria e prática, o teatro como gerador de convívio e as conexões políticas entre teatro e sociedade. O movimento é feito em parceria com o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA).

Imagem: Logo da Mostra Travessias da Cena; a fonte é amarela e tracejada, sobre um fundo vermelho

A semana de abertura, que coincide com as comemorações do 58º aniversário do TUPA, contará com espetáculos resultantes das pesquisas artísticas desenvolvidas na disciplina Autorias Coletivas da Cena, com orientação da Profª Renata Kely.

Veja mais detalhes sobre a programação da Mostra.

O espetáculo Sonhei que era um Byxü estreia em 29 de junho, às 20h, e Ruínas no dia 30, às 19h, com reapresentações na semana seguinte. Os espetáculos abordam temas como perdas, sonhos, luta e coletividade.

Na segunda semana da mostra, nos dias 3 e 4 de julho, haverá o Seminário Formação e Docência: Partilhando Percursos, no qual serão compartilhadas experiências das atividades desenvolvidas nos Estágios Supervisionados e nos núcleos do Programa de Residência Pedagógica. O seminário é organizado pelas professoras Renata Kely, Juliana Carvalho e Tharyn Stazak.

"É um momento de encontro e troca entre discentes de turmas e semestres distintos, o que é muito rico em termos de aprendizagem através da experiência do outro", afirma a Profª Juliana Carvalho. "Será um momento em que aparecerão várias temáticas e questões de pesquisa semelhantes, mas vistas de ângulos e através de estratégias pedagógicas diferentes", diz.

A mostra também inclui projetos da disciplina Laboratório de Direção: Work in Process, que serão apresentados nos dias 3, 4 e 10 de julho, totalizando 17 trabalhos. Parte das pesquisas, sob orientação da Profª Carol Vieira, foi direcionada ao teatro infantil em parceria com o Programa de Extensão Ateliê, do Instituto da Primeira Infância (IPREDE). Os trabalhos resultantes serão exibidos no Teatro de Primeira, festival de teatro voltado para a primeira infância, no IPREDE, que ocorre de 4 a 27 de julho.

Também na segunda semana do evento, de 5 a 7 de julho, sempre a partir das 18h, será apresentada a Mostra Alarme, que reunirá o conjunto das produções dos discentes orientados pelo Prof. Diego Landin nas disciplinas Laboratório de Direção: Work in Process, PPC: Encenação e Figurino e Adereços, esta última coorientada pela designer de figurino e pesquisadora da cena Isac Bento.

Concluindo a programação, no dia 14 de julho, serão exibidos 18 curtas-metragens produzidos na disciplina O Ator e a Câmera, seguidos da roda de conversa “A atuação para o cinema e o audiovisual: perspectivas e desafios”, com os convidados Démick Lopes e Georgina Castro. Os vídeos, que se propõem videoportfólios para os discentes utilizarem em seleções de produções cinematográficas, ficarão disponíveis no canal do YouTube do curso de licenciatura em Teatro da UFC.

A Mostra Travessias da Cena é uma ação permanente do projeto de extensão Cena e Sociedade do curso de licenciatura em Teatro, coordenado pela Profª Tharyn Stazak. Para a professora, a realização semestral do evento "promove um espaço de compartilhamento das práticas e produções ao propor uma programação que remete à indissociação entre ensino, pesquisa e extensão na reflexão sobre a proposta de formação do curso".

XXVII Mostra Travessias da Cena
Data: 29 de junho a 14 de julho de 2023
Local: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA)
Horário: confira detalhes da programação no site e no Instagram do Curso de Teatro