Programa Santander X Explorer inscreve projetos de empreendedorismo até 1° de setembro

Estão abertas, até 1º de setembro, as inscrições para a segunda edição do Programa Santander X Explorer 2023, iniciativa de formação internacional em empreendedorismo com foco em projetos de negócios iniciantes direcionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A divulgação da iniciativa é resultado de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará e o Santander Universidades.

A iniciativa visa auxiliar projetos que queiram adquirir experiência e conhecimento em empreendedorismo, com atenção especial àqueles que objetivam resolver problemas e desafios relacionados aos ODS 2030. A seleção irá priorizar projetos referentes a desafios específicos da ONU, como erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, energia limpa e acessível, redução das desigualdades, dentre outros, conforme descritos no edital.

Imagem: mãos desenham em papel em branco

COMO PARTICIPAR – As inscrições podem ser individuais ou em equipes de no máximo 5 estudantes de qualquer área ou curso. É necessário apresentar uma ideia ou projeto em fase de pré-incubação, ou seja, quando já está em desenvolvimento para a execução. Todos os membros da equipe devem se inscrever indicando o mesmo nome do projeto e a universidade onde participarão, neste caso BR - Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição até 1º de setembro, informando uma solução inovadora para o desenvolvimento de um negócio. A ideia apresentada deve abordar um desafio ligado a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 apresentados no edital.

Os candidatos devem residir em um dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, Espanha, México, Peru, Portugal, Reino Unido ou Uruguai. Exige-se, ainda, que os participantes não tenham uma empresa legalmente constituída/incorporada associada ao projeto apresentado.

Serão pré-selecionadas as candidaturas que tiverem melhor pontuação nos seguintes critérios: perfil do empreendedor; trajetória do candidato; capacidade de comunicar a ideia ou projeto oralmente ou por escrito; grau de inovação da ideia; criatividade; oportunidade de negócios; potencial de crescimento do negócio; e alinhamento aos ODS.

As atividades de formação e acompanhamento terão início em 25 de setembro de 2023. Durante 12 semanas, os participantes trabalharão o desenvolvimento de suas ideias, buscando transformá-las em um negócio sustentável que contribua para o registro do ODS 2030. Com foco prático baseado em dinâmicas de aprendizado social, o programa Santander X Explorer é projetado para fazer com que os participantes se tornem parte ativa da mudança em marcha de projetos economicamente sustentáveis ​​em diferentes indústrias, setores e tipos de organizações.

Os selecionados que concluírem as atividades receberão certificação de empreendedorismo com 96 horas emitido pelo Santander X Explorer e terão acesso a uma comunidade global de jovens inovadores que cresce edição após edição e facilita o networking entre participantes de todo o mundo.

Mais detalhes estão disponíveis no edital da iniciativa.

Fonte: Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.