Agência UFC: Pele da tilápia é usada em cirurgia de córneas de cachorros shih-tzus, pugs e bulldogs

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional da Universidade Federal do Ceará estão usando a pele da tilápia como curativo para acelerar a recuperação de cães e gatos submetidos a cirurgia de córnea, inclusive com perfurações.

Procedimentos desse tipo são comuns em algumas espécies de cães, notadamente raças de nariz curto, como os shih-tzus, pugs, lhasas e bulldogs, chamados de braquicefálicos. Essas raças possuem uma alteração no crânio que os deixa mais carismáticos, mas também aumenta problemas respiratórios e oculares.

Cachorro Shi Tzu deitado no chão (Foto: (Foto de Fran @thisisfranpatel em Pixabay)

Até o momento, mais de 400 animais foram submetidos ao procedimento com pele da tilápia e os resultados têm se mostrado muito positivos, com restabelecimento da visão, relata a cirurgiã veterinária Mirza Melo, que realizou a pesquisa no mestrado. Para isso, a pesquisadora utiliza a matriz dérmica acelular da pele da tilápia (MDAPT), uma espécie de “lâmina de colágeno puro” elaborada no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC.

A pesquisa comparou os resultados obtidos pela MDAPT com o da membrana comercial mais utilizada atualmente e com uma outra membrana biológica. “Vimos a superioridade da pele da tilápia nessas lesões”, diz a pesquisadora. O novo uso da pele da tilápia é o tema da matéria desta semana da Agência UFC. A reportagem traz os principais detalhes da inovação.

Fonte: Pesquisadora Mirza Melo, do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional da UFC – fone: (85) 99953 0990