Procurar no portal

Projeto Saúde Mental mais Próxima das Famílias oferta tratamento psicológico para jovens e adultos

Democratizar o acesso à saúde mental e fornecer atendimento psicológico à comunidade é o objetivo central do projeto de extensão Saúde Mental mais Próxima das Famílias (SAMEPROF), da Universidade Federal do Ceará. Coordenado pelo médico e psicólogo da UFC José Roberto Pereira de Sousa, o projeto é desenvolvido na Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, desde dezembro de 2022.

A iniciativa atende adolescente e adultos, utilizando as abordagens da terapia cognitivo-comportamental e da terapia comportamental dialética para tratar e prevenir transtornos de ansiedade, depressão e pânico. Os voluntários do SAMEPROF são, em geral, estudantes do Curso de Psicologia da UFC, mas o projeto também recebe discentes de outras universidades públicas e de particulares.

Imagem: homem e mulheres jovens posam para fotografia estilo selfie

Maria Julia Araújo, de 23 anos, estudante de Psicologia da UFC e bolsista do projeto, afirma que se sente privilegiada por poder participar das ações, uma vez que possui afinidade com a abordagem utilizada pelo SAMEPROF para atender os pacientes. Além disso, a atuação na iniciativa é uma oportunidade de crescer como profissional. “É uma riqueza de experiências infinita. Como atendemos em um posto de saúde de atenção primária, o público é muito diverso. Ter contato com essas diversas realidades, diversas histórias, foi algo que me tocou muito e me toca até hoje e me estimula a querer ser uma profissional melhor”, declara a estudante.

Para ser atendido pelo projeto é preciso ir ao posto anexo à CDFAM (rua Pernambuco, 1674, Planalto Pici) e colocar o nome na lista de interessados em participar. Se possível, já ter um diagnóstico de algum transtorno emocional ou encaminhamento de outro especialista. Quando a lista estiver completa, será feita uma triagem com entrevistas individuais para dividir quem seguirá com o atendimento individual ou em grupo, pois as vagas são limitadas.

Já para os adolescentes, o encaminhamento é feito através da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) José Bonifácio de Sousa, que mantém vínculo com o posto para atuar com os alunos. São encaminhados os jovens que estejam precisando de acompanhamento psicológico, que passam por triagem com entrevistas. O período do tratamento dura em torno de 14 semanas, tanto para adultos quanto para adolescentes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 bilhão de pessoas em todo o mundo enfrentaram transtornos mentais durante 2019. Além disso, o Informe Mundial sobre Saúde Mental, publicado pela OMS em 2022, revelou que os transtornos de depressão e ansiedade aumentaram mais de 25% durante o primeiro ano da pandemia de covid-19.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo perfil @saudemental.ufc no Instagram.

Baseado em matéria publicada no Blog Divulgando a Extensão.

Fonte: Projeto de extensão Saúde Mental mais Próxima das Famílias (SAMEPROF) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300