CONSUNI aprova Centro de Inteligência Artificial, Política Arquivística, título de doutor honoris causa, dentre outros processos

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará (CONSUNI) aprovou, na manhã desta terça-feira (27), um total de sete matérias, dentre as quais a criação oficial do Centro de Referência em Inteligência Artificial da UFC, o CRIA, uma das principais iniciativas da Instituição na área de pesquisa e inovação.

O projeto inaugural do CRIA, batizado de CEREIA, já havia sido inaugurado em março deste ano, resultado de parceria entre a UFC, o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O objetivo do CEREIA é desenvolver pesquisas sobre inteligência artificial especificamente na área da saúde.

Imagem: logomarca do Centro de Referência em Inteligência Artificial da UFC

Agora, com a institucionalização definitiva do CRIA, mais projetos, de várias áreas do conhecimento, poderão passar a compor a estrutura do centro. De acordo com o projeto aprovado pelo CONSUNI, o CRIA fica vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e suas instalações vão funcionar no Condomínio do Empreendedorismo e Inovação, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

GESTÃO DE ARQUIVOS – Outra proposta aprovada no CONSUNI foi a criação da Política Arquivística da UFC, um conjunto de diretrizes que visam melhorar a gestão de documentos na Universidade. Segundo o pró-reitor de Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), Prof. Almir Bittencourt, que relatou o processo, a medida estabelece boas práticas de preservação e disponibilização de documentos, arquivos e dados essenciais à transparência e à memória institucional.

A política foi discutida no âmbito da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) e sua íntegra será em breve divulgada à comunidade universitária no site da PROPLAD.

Imagem: mão manuseia pasta de arquivo

HOMENAGEM NA HEMATOLOGIA – Os conselheiros aprovaram, ainda, a concessão do título de doutor honoris causa a uma das pioneiras em transplante de medula óssea no Ceará e no Brasil, a médica e pesquisadora brasileira Mary Evelyn Dantas Flowers, atualmente professora da Universidade de Washington. Nordestina, natural de Natal, ela é reconhecida mundialmente por suas contribuições à hematologia.

O parecer favorável ao título foi elaborado pelo vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, e teve participação da professora emérita da UFC e também referência nacional em hematologia, Helena Pitombeira. Ela lembrou que a Unidade de Transplantes de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio, que teve a Profª Mary Evelyn como apoiadora técnico-científica, já atendeu cerca de 800 pacientes, com curvas de sobreviva dos transplantados comparáveis às de instituições de referência internacional.

A data de entrega do título à Profª Mary Evelyn Flowers ainda será definida.

NORMATIZAÇÃO – O CONSUNI também aprovou proposta de normatização que garante mais segurança jurídica em processos de transferência de tecnologia da UFC para empresas que, eventualmente, tenham em seus quadros societários servidores da Universidade.

De acordo com o titular da PRPPG, Prof. Rodrigo Porto, trata-se de uma forma de regulamentação da Lei da Inovação (Lei Federal nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004), com o intuito de sanar possível situação de conflito de interesse nesse tipo de transferência tecnológica, por meio da criação de fluxos processuais internos.

A resolução acerca dessa normatização será em breve disponibilizada para a comunidade.

ENGENHARIA DE PETRÓLEO – Outra proposta aprovada pelo Conselho diz respeito ao Curso de Engenharia de Petróleo, que deverá entrar em processo de extinção, deixando de ofertar vagas para ingresso de novos alunos. Antes de passar pelo CONSUNI, a demanda já havia sido aprovada pelos colegiado do Curso de Engenharia de Petróleo, pelo Departamento de Engenharia Química e pelo conselho do Centro de Tecnologia (CT).

De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros, e o atual diretor do CT, Prof. Carlos Almir, há dificuldades relacionadas à inserção dos profissionais no mercado de trabalho, à evasão dos estudantes e à desmotivação com a carreira, o que tem motivado discussões internas desde, pelo menos, 2016.

Mesmo com a decisão homologada pelo CONSUNI, estudantes que já ingressaram no curso terão a opção de concluí-lo normalmente. Em paralelo, com o processo de extinção dessa graduação, a Engenharia de Petróleo passa a ser uma linha de estudos do Curso de Engenharia Química, a fim de absorver aqueles estudantes que continuarem interessados em formação naquela área.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO – Foi aprovada, ainda, a reestruturação do Serviço de Urgência Odontológica 24 horas da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE). Em decorrência do encerramento, em 2021, de convênio com a Prefeitura de Fortaleza, o setor passa a funcionar como Serviço de Pronto Atendimento, com 8 horas de funcionamento por dia, de modo a permitir a adequação da carga horária dos profissionais da UFC envolvidos no serviço.

Por fim, o CONSUNI aprovou Relatório de Prestação de Contas Final referente a contrato celebrado entre a UFC e a Xanadu Quantum Technologies Inc.

Fonte: Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores da UFC – fone: (85) 3366 7340 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.