Pró-Reitoria de Extensão disponibiliza novos modelos de certificados de cursos e eventos

Estudantes e servidores que participarem de cursos e eventos de extensão cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará receberão certificados com novos layouts, que representam a identidade visual da Universidade de forma mais sofisticada. De maneira participativa, a PREX consultou estudantes extensionistas para selecionar as melhores propostas. Os novos modelos foram desenvolvidos em parceria com a Imprensa Universitária.

Imagem: Novo modelo de certificado de curso de extensão

Os novos layouts dos certificados fazem parte de um conjunto de melhorias no processo de emissão de certificados dos cursos e eventos de extensão da UFC. Eles se somam a iniciativas como o sistema informatizado, desenvolvido e implementado em 2021, que emite certificados automaticamente no formato eletrônico, on-line e com verificador de autenticidade.

Para ter acesso aos certificados, é necessário realizar o cadastro dos cursos e eventos na PREX, enviar o relatório final após a realização do curso ou evento e solicitar os certificados por meio da plataforma de emissão de certificados da PREX. As instruções detalhadas para a emissão dos certificados podem ser obtidas na Portaria nº 13/PREX/UFC, de 20 de abril de 2022, e nos demais procedimentos disponíveis no site da PREX.

PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO – O novo processo teve início após a aprovação da Portaria n° 13/2022 PREX/UFC, que estabelece os procedimentos da transição da emissão física de certificados para a certificação on-line. A plataforma foi apresentada em live no canal PREXUFC no YouTube. Os objetivos listados para a utilização do novo modelo foram: promoção de eficiência, confiabilidade, sustentabilidade e agilidade no processo de certificação de atividades de extensão da UFC, bem como contribuição para o crescimento quantitativo de cursos e eventos de extensão formalizados na Universidade.

O processo anterior de certificação física era mais burocrático e limitado, além de gerar mais custos de impressão, desmotivando a continuação do modelo anterior. O diferencial para a mudança se dá pela fácil compreensão e operação da emissão eletrônica, bem como pela segurança, uma vez que possui um novo código de verificação da autenticidade, e da possibilidade de emissão das declarações de participação e disponibilização de certificações digitais, inclusive em larga escala.

Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento e Aperfeiçoamento da Extensão (CAAE) – fone: (85) 3366 7453 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.