Biblioteca da UFC recebe pontuação máxima do MEC e confirma qualidade dos serviços

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal do Ceará recebeu pontuação máxima do Ministério da Educação (MEC) nas 12 últimas avaliações realizadas pela pasta nos cursos de graduação da UFC, em 2022 e 2023. A qualidade das bibliotecas é um dos itens de infraestrutura observados pelo MEC nas visitas aos cursos – e essa qualidade conta pontos para que um curso seja bem avaliado.

Conforme explica o diretor da BU, Felipe Ferreira, ao analisar as unidades, o MEC verifica se o acervo está tombado e informatizado; se as obras que constam nas bibliografias básicas e completares das disciplinas estão disponíveis para os alunos; se há disponibilidade de recursos tecnológicos e de salas de estudo em grupo e individual.

Imagem: estudantes em sala de estudo da Biblioteca da Arquitetura

Além disso, os avaliadores querem saber se há repositório institucional para gestão dos trabalhos acadêmicos, plano de contingência para gerenciamento de riscos, assinaturas de periódicos especializados, equipe técnica especializada para atendimento às demandas da comunidade, dentre outras exigências.

Nas 12 últimas avaliações de curso, foram analisadas sete unidades do sistema de bibliotecas da UFC: a de Ciências Humanas (BCH), a Central do Campus do Pici (BCCP), a da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (BFEAAC), a do Campus de Russas (BCR), a do Campus de Crateús (BCCR), a do Campus de Quixadá (BCQ) e a do Curso de Matemática (BCM).

Segundo Aline Rodrigues de Lima, bibliotecária na Seção de Planejamento Bibliotecário, da Divisão de Coordenação de Bibliotecas da Biblioteca Universitária, o bom resultado é fruto de uma série de ações de planejamento do setor. Em 2022, foi iniciado um estudo sobre os instrumentos de avaliação do MEC, a fim de identificar demandas a serem atendidas; cada unidade da biblioteca passou a contar com pastas nas quais foram adicionadas várias documentações exigidas pelo ministério.

Além disso, a diretoria da BU ampliou o diálogo com a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV), da Pró-Reitoria de Graduação, com as coordenações de cursos e com os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), o que acabou permitindo à Biblioteca Universitária uma melhor preparação para as avaliações.

SOBRE A BIBLIOTECA DA UFC – O Sistema de Bibliotecas (SIBI) possui 19 unidades em Fortaleza e no Interior. Além de um rico acervo físico, a BU também disponibiliza parte de seu acervo em formato virtual.

Boa parte das obras está disponível para empréstimo de estudantes de graduação e pós-graduação, alunos das Casas de Cultura Estrangeira e servidores docentes e técnico-administrativos da UFC. É possível levar por empréstimo até 16 exemplares por vez, com prazo de devolução de 30 dias. Qualquer cidadão, no entanto, pode frequentar a Biblioteca Universitária: os acervos são abertos ao público em geral para consulta presencial.

Saiba mais sobre os serviços ofertados no site da Biblioteca Universitária.

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – fone: (85) 3366 9507 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.