Conselho Editorial da UFC faz balanço e projeções em última reunião do semestre

O Conselho Editorial da Universidade Federal do Ceará realizou, na manhã desta quinta-feira (29), sua última reunião do semestre. Na ocasião, foi feito um balanço das ações realizadas no período e um resgate sobre a atuação editorial da Universidade. Também foram feitas projeções para os próximos meses, incluindo novas publicações e a aprovação de uma política editorial para as próximas gestões.

Participaram do encontro o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, o presidente do Conselho Editorial, Prof. Paulo Elpídio de Menezes Neto, o diretor da Imprensa Universitária, Joaquim Melo de Albuquerque, o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt da Silva, e demais membros do conselho.

Imagem: pessoas em torno de uma mesa oval

O Prof. Paulo Elpídio avaliou de forma positiva o trabalho realizado não só durante o último semestre como também nos últimos dois anos e meio em que o conselho passou a atuar, ressaltando a perspectiva de valorização do Ceará, em sentido histórico, geográfico, científico e literário.

“Nesses anos de trabalho já pudemos apresentar uma série de soluções, como a definição de novas coleções e a reavaliação e redefinição de coleções antigas. Tudo isso resultou em um projeto editorial para a UFC, além de uma definição e maior articulação entre o processo de produção de livro e o processo editorial propriamente dito”, afirmou.

O presidente do conselho também destacou a importância da aprovação de uma política editorial para nortear esse trabalho. “O que nós esperamos é que haja continuidade. Queremos formalizar esse projeto, que não é para hoje, mas é um projeto que tem desdobramento ao longo do tempo”, projetou.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, aproveitou a ocasião para parabenizar o conselho por sua atuação, destacando o fortalecimento do trabalho editorial promovido. “Nós já ouvimos relatos do que foi a nossa imprensa [universitária] do passado, e ter essa história retomada é muito gratificante para quem participa do processo”, pontuou.

PUBLICAÇÕES – Entre as publicações projetadas para os próximos semestres estão o relançamento da coleção Alagadiço Novo, criada pelo ex-reitor e fundador da UFC, Prof. Antônio Martins Filho, e a retomada da Coleção Carnaúba, que traz obras literárias clássicas. Também estão previstas novas publicações das coleções Estudos Científicos e Estudos Geográficos.

Outras coleções que devem ganhar novas publicações são a Brasil-Portugal, que reúne obras críticas do autor português Eça de Queiroz; a Intérpretes do Ceará, que inclui contribuições consideradas relevantes para a compreensão da história e da cultura do estado; e a Coleção Caminhos, que destaca os caminhos de penetração do Ceará, sob o aspecto do desenvolvimento regional.

Também estão planejadas a recriação da coleção Pensamento Universitário, com obras que analisam o ensino superior e suas relações com o poder, e a publicação de diversas obras avulsas que não compõem coleções.