UFC é primeira instituição pública do Brasil a ter biotérios com certificação internacional por tratamento ético de animais na ciência

O Biotério do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) e o Biotério Central, ambos da Universidade Federal do Ceará, conquistaram a certificação internacional máxima da Association for Assessment and Accreditation of Laboratory Animal Care (AAALAC), que promove o tratamento ético de animais em atividades científicas e que possui um programa de acreditação de biotérios em todo o mundo.

Imagem: Foto de um técnico com roupa especial azul organizando as gavetas do biotério

A AAALAC concedeu à UFC a certificação na categoria Award Full Accreditation, em que a instituição é totalmente credenciada, sem a necessidade de correção de itens. Com a novidade, a UFC passa a ser a primeira instituição pública do Brasil a ter biotérios com a acreditação da AAALAC, o que confere credibilidade extra às pesquisas desenvolvidas com animais (ratos e camundongos) na Universidade.

De acordo com o diretor do NPDM, Prof. Odorico de Moraes, trata-se da “primeira e mais importante” certificação internacional, fruto de uma série de esforços iniciados em janeiro de 2019, com a contratação da empresa Biotec para gerenciar os equipamentos. “É uma conquista difícil e muito importante, que se reflete na qualidade das pesquisas. O bem-estar dos animais em nossos biotérios significa descobertas científicas com melhor qualidade e credibilidade”, explicou o docente.

A visita da AAALAC ocorreu em março deste ano, quando foram verificados itens como excelência na produção de pesquisa animal, infraestrutura, equipe de gerenciamento de instalações e programa de treinamento de usuários. “Um dos pontos fundamentais é o gerenciamento, é ter pessoas habilitadas para gerenciar um biotério”, afirmou o Prof. Odorico.

De acordo com a bióloga gestora da Biotec e responsável pelos biotérios da UFC, Marta Speck, tanto o Biotério Central quanto o do NPDM possuem o mesmo programa de uso e cuidado dos animais, com gestão única e sistema de qualidade implantado nos mesmos moldes. Ela ressaltou que a conquista reforça a credibilidade dos biotérios, da UFC e das pesquisas aqui produzidas.

SOBRE A CERTIFICAÇÃO – O programa de credenciamento da AAALAC é voluntário e visa ir além dos critérios mínimos exigidos por lei. “Ele informa ao público que a instituição está comprometida com o cuidado responsável e o uso de animais na ciência”, aponta a AAALAC em seu site.

A acreditação implica benefícios para as instituições: além de certificar a excelência dos biotérios, promove validade científica, fornece garantia a entidades parceiras, demonstra o compromisso com o uso responsável de animais na ciência.

BIOTÉRIOS DA UFC – Biotérios são locais voltados à criação e à conservação de animais destinados às atividades de ensino, pesquisa e extensão. No NPDM, por exemplo, eles são utilizados em uma série de pesquisas pré-clínicas que necessitam de animais para seu desenvolvimento, como as do uso de pele da tilápia, de áreas como neurofarmacologia, dor e inflamação, oncologia experimental, farmacologia, dentre outras.

Fonte: Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC – fones: (85) 3366 8201 / (85) 3366 8346 / (85) 3366 8338