Colóquio de Pesquisa em Design e Arte recebe inscrições para submissão de trabalhos até o dia 1º de setembro

A Comissão Organizadora do IV Colóquio de Pesquisa em Design e Arte: Arte, design, (re)invenção política e transformação social está com inscrições abertas até o dia 1º de setembro para o processo de submissão de trabalhos científicos a serem apresentados no evento, que ocorrerá em Fortaleza entre os dias 13 e 16 de novembro, de modo híbrido.

Neste ano, o evento objetiva refletir sobre a interação entre ativistas, movimentos sociais e as áreas do design e da arte. Com o Colóquio, os organizadores buscarão compreender as dinâmicas, potencialidades e controvérsias presentes em ações políticas diversas, que abrangem desde a luta pela Reforma Agrária até movimentos comunitários, feminismo, antirracismo, direitos sociais, LGBTQIA+ e ações políticas autônomas.

Imagem:  Na edição 2023, o Colóquio de Pesquisa em Design e Arte terá a programação no formato híbrido (Imagem: Divulgação)

Pesquisadores, estudantes e ativistas são convidados a submeterem resumos expandidos (entre 1000 e 1500 palavras), redigidos em espanhol ou português, dentro dos seguintes eixos temáticos: Design, arte e novos modos de debates políticos; Materialidades e performatividades das ações coletivas; e Ativismos disruptivos e tecnologias emergentes.

Após o encerramento das inscrições de trabalhos, no dia 1º de setembro, o resultado da avaliação e divulgação dos selecionados será no dia 16 de outubro. O edital, formulário das inscrições e todo detalhamento do processo seletivo podem ser acessados no site do evento.

DEBATE AMPLIADO – “A quarta edição do Colóquio de Pesquisa em Design e Arte evidencia um movimento de expansão visto e debatido nas edições anteriores no que tange ao Design e à Arte. Sempre tivemos a preocupação de mobilizar outras vozes, muitas vezes tidas como à margem da academia, para compor o debate e tensionar as práticas e o pensar sobre essas áreas. Esses debates nos provocam enquanto docentes e pesquisadores, ecoando na sala de aula e na formação de nossos alunes”, comenta a Profª Camila Barros, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD) da UFC e integrante da Comissão Organizadora.

Por sua vez, a Profa. Cláudia Marinho, do mesmo departamento e igualmente da Comissão organizadora, acentua que na presente versão do encontro buscou-se ampliar o escopo do debate, “pois queremos tensionar os limites entre arte e design e relacionar essas áreas na esfera das reflexões sobre politica e transformações sociais. Nosso interesse é colocar foco na gravidade das múltiplas crises que enfrentamos, como as crises ambientais, sociais e econômicas, e convocar pesquisadores e profissionais da arte e do design ás reflexões sobre novos parâmetros para pensar coletivamente a produção da nossa vida cotidiana e fazer com que as demandas de diferentes grupos ganhem voz, tornem-se inteligíveis”.

O IV Colóquio de Pesquisa em Design e Arte: Arte, design, (re)invenção política e transformação social é uma realização da Universidade Federal do Ceará, por meio do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Cultura e Arte (ICA); e da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em parceria com o KUYA - Centro de Design do Ceará, Governo do Estado do Ceará, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Via Campesina e Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Fazem parte da Comissão Organizadora, além dos integrantes das instituições citadas, representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade de Lisboa (ULISBOA).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no site do evento e no Instagram.

Fonte: Profª Camila Barros, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD) da UFC e integrante da Comissão Organizadora – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.