EIDEIA recebe propostas de instrutoria no Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação até dia 27

A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará divulgou o Edital n° 02/2023, destinado ao Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação (PROPAG). De acordo com o documento, serão disponibilizadas 14 vagas de instrutoria remunerada, com uma bolsa mensal, além de 80 vagas de instrutoria voluntária, todas com carga horária de oito horas semanais.

As propostas de instrutoria devem ser submetidas por professores da UFC por meio de formulário eletrônico. O período para inscrição dos projetos começou no dia 30 de junho e permanecerá aberto até 27 de julho. O PROPAG tem como principal objetivo o apoio de alunos de pós-graduação, que atuarão como instrutores e facilitadores na interação entre os estudantes e os professores nos cursos de graduação da UFC.

Imagem: ilustração

O programa visa proporcionar a participação dos instrutores nas atividades docentes e oferecer uma visão abrangente da disciplina e das experiências da relação teoria e prática, utilizando recursos tecnológicos educacionais sempre que adequado. O envolvimento dos estudantes de pós-graduação nas atividades de ensino, planejamento e pesquisa também é um dos objetivos do programa.

Para ingressar e permanecer no PROPAG, é necessário que os interessados estejam regularmente matriculados em componentes curriculares de cursos ou programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) da UFC, disponham de oito horas semanais para a instrutoria, tenham cursado ou estejam cursando a disciplina Estágio em Docência (ou equivalente) no curso ou programa de pós-graduação ao qual estão vinculados, e não se encontrem em situação de trancamento total, regime especial ou licença-maternidade, nem estejam participando de programas de mobilidade acadêmica nacional ou internacional.

A avaliação dos projetos será conduzida pelo Comitê Gestor do PROPAG (CGPROPAG), que contará com o auxílio de uma comissão interna (equipe técnica) no processo de seleção dos projetos. Após o término do período de inscrições e finalização de todas as etapas do processo de seleção, não serão adicionadas novas vagas remuneradas ou voluntárias, uma vez que não foram previamente solicitadas durante a inscrição dos projetos, nem será permitida a inclusão de novos professores ou componentes curriculares. Os candidatos selecionados poderão contribuir de forma relevante para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem na Universidade, beneficiando tanto os alunos de graduação quanto os de pós-graduação.

SOBRE A EIDEIA – A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) é um órgão suplementar subordinado à Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), destinado a conceber, gerar, promover, avaliar, apoiar, instalar, divulgar, consolidar, inovar, difundir e desenvolver a integração e a melhoria de processos acadêmicos nos ambientes da UFC e de suas relações com a sociedade.

Suas ações estão alicerçadas nos eixos da geração, memorização, transmissão de conhecimentos e saberes por meio de processos de avaliação e voltados à formação da sociedade em geral e à comunidade acadêmica como um todo: alunos e servidores docentes e técnico-administrativos, através do ensino, da pesquisa e da extensão, na perspectiva da avaliação progressiva das relações, em harmonia com os processos acadêmico-administrativos.

Fonte: Secretaria Administrativa da EIDEIA – fone: (85) 3366 9031